Analu Leite confirma presença no FLIÊ: Festival em Ilhéus e debaterá temas sociais e o ofício da escrita com estudantes

O festival oferecerá uma programação rica, incluindo rodas de conversa, oficinas, palestras, performances artísticas e culturais e lançamentos de livros.

TAMYRIS TORRES
09/07/2025 16h29 - Atualizado há 6 horas

Analu Leite confirma presença no FLIÊ: Festival em Ilhéus e debaterá temas sociais e o ofício da escrita com
Arquivo pessoal
 

A autora Analu Leite, conhecida por suas narrativas que abordam de forma sensível e realista as complexidades da vida, marcará presença no I Festival Literário Estudantil do Litoral Sul (FLIÊ). O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, das 9h às 20h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus, no Sul da Bahia.

Analu Leite participará de uma roda de conversa no dia 10 de julho, às 17h, com o tema “Escrever sobre si, escrever sobre todos”. Tereza Sá e Roger Ferreira também fazem parte da atividade. Além disso, a autora estará em um lançamento coletivo do seu livro infantil, "A Menina e o Sabiá" (Ed. Urutau). Sua participação enriquece a programação do FLIÊ, que tem como temática central “Africanidades: ler é ancestral. Tecnologia de resistência”, buscando promover o letramento racial crítico e incentivar a leitura.

Uma literatura que aborda a vida sem filtros

Analu Leite é uma voz feminina na literatura baiana contemporânea, com obras que tocam em temas universais e necessários.

Em "Com amor, mamãe", a autora desromantiza a maternidade, revelando as dores e delícias de ser mãe. O romance acompanha Maria Clara, que enfrenta a saída da filha de casa e as feridas abertas em sua relação. O livro expõe a maternidade sem idealizações, abordando o machismo, a violência obstétrica e a sobrecarga mental das mulheres, instigando o leitor a reconhecer a humanidade das mães, com seus sentimentos de felicidade e tristeza.

Sua obra infantojuvenil, "A Menina e o Sabiá", com ilustrações de Thais Capusso, é uma narrativa singela e profunda sobre amizade, liberdade e o verdadeiro sentido do amor. Inspirada na canção "Sabiá lá na Gaiola", a história de uma menina e seu pássaro ensina que o amor verdadeiro reside na liberdade e no respeito ao desejo do outro. A delicadeza da trama e a linguagem poética tornam o livro ideal para o público jovem.

Já em "Verdades de Papel", Analu Leite nos leva ao interior da Bahia para seguir os passos de Rita em uma emocionante jornada de redescoberta. A narrativa aborda questões contemporâneas como a degradação da Mata Atlântica, a busca por uma educação pública de qualidade, o lobby corporativo e o êxodo rural. Fruto de dois anos de pesquisa, o livro se inspira na história real de uma mulher que dedicou sua vida a alfabetizar familiares e moradores de sua comunidade na região cacaueira da Bahia. "Particularmente sou muito fã de Analu, pois ela escreve de um jeito precioso: sobrepõe as referências que a gente já tem sobre os temas, como, por exemplo, cenários que já foram retratados nos livros do Jorge Amado, mas Analu fala de uma forma diferente do que já conhecemos", ressalta a atriz e cantora Samantha Jones.

FLIÊ: Promovendo o protagonismo estudantil e a cultura

O I Festival Literário Estudantil do Litoral Sul surge da iniciativa dos próprios alunos do Colégio Estadual Arléo Barbosa, que sonharam e ajudaram a transformar o evento em realidade. Esse protagonismo estudantil é um elemento central do festival, que busca aproximar os estudantes da literatura e da cultura afro-brasileiras, incentivando-os a explorar suas histórias e futuros.

Com a expectativa de receber cerca de 4 mil pessoas, o FLIÊ visa atingir crianças, jovens, estudantes de diversas redes de ensino, comunidades escolares e acadêmicas, escritores e profissionais da cadeia literária. Além de Ilhéus, o evento contará com a participação de representantes de unidades escolares de cidades vizinhas como Itabuna, Itacaré, Uruçuca e Canavieiras.

O festival oferecerá uma programação rica, incluindo rodas de conversa, oficinas, palestras, performances artísticas e culturais e lançamentos de livros.

O I Festival Literário Estudantil do Litoral Sul é um projeto contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon.

Serviço:

  • O que: Presença da escritora Analu Leite no Festival Literário Estudantil do Litoral Sul (FLIÊ)
  • Datas: 10 de julho, às 17h, na roda de conversa: “Escrever sobre si, escrever sobre todos”  e lançamento de seu livro infanto-juvenil “A Menina e o Sabiá”
  • Local e endereço: Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, rua Jasiel Martins, 43, na Barra do Itaípe, Ilhéus.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa
Notícias Relacionadas »