Martha Sales lança "Pé de Tempo - Poesia Oferenda": Obra que transforma o tempo em poesia e resistência

Evento de lançamento com sessão de autógrafos e bate-papo acontece na Livraria Leitura, em Aracaju, dia 11 de julho.

TAMYRIS TORRES
08/07/2025 15h23 - Atualizado há 5 horas

Martha Sales lança "Pé de Tempo - Poesia Oferenda": Obra que transforma o tempo em poesia e resistência
Arquivo pessoal
 

O tempo não flui, ele baila. E é nessa dança da existência que a autora, Iyalorixá e antropóloga Martha Sales conduz o leitor em "Pé de Tempo", seu mais recente livro. O lançamento acontecerá na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar, em Aracaju, no dia 11 de julho, às 19h, com sessão de autógrafos e um bate-papo com a escritora.

Com ilustrações da artista visual Taíme Gouvêa, a obra revela o tempo como uma força feminina que entrelaça destinos — desde o brotar das sementes até as marcas da idade, passando pelos ciclos da menstruação e da menopausa. Uma narrativa que une poesia, ancestralidade e luta, celebrando a vida em seus múltiplos ritmos.

Mais que uma coletânea poética, "Pé de Tempo - Poesia Oferenda" é um ato político. Em um país onde um terreiro é violentado a cada 15 horas (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras) e apenas 2,3% dos autores publicados são negros (IBGE, 2022), Martha Sales ergue sua voz como Iyalorixá e escritora para:

  • Celebrar o tempo como espaço de reinvenção ("o livre que liberta a alma");
  • Denunciar o apagamento das narrativas afro-brasileiras e dos povos de terreiro;
  • Conectar saberes ancestrais às urgências contemporâneas.

Com linguagem tão sensível quanto potente, a autora entrelaça autoconhecimento, espiritualidade e feminino, propondo uma leitura do tempo como "teia que une passado, presente e futuro".

A AUTORA: ENTRE O AXÉ E A ACADEMIA

Martha Sales é um misto de força e delicadeza. Licenciada em Sociologia (UFS), especialista em Antropologia e pós-graduanda em Cinema, ela também:

  • Fundou o Espaço Omiró Casa de Mar, dedicado à cultura afro-brasileira;
  • É pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (UFS);
  • Assina sua segunda obra literária, reforçando a literatura afro-referenciada como ferramenta de transformação.

Em um Brasil onde a intolerância religiosa tornou-se crime inafiançável (Lei 14.532/2023), obras como a de Martha Sales são faróis de resistência – e convites para dançar com o tempo, não correr dele.

SERVIÇO

 Data: 11 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Livraria Leitura – Shopping Rio Mar (Aracaju-SE)
Programação: Bate-papo com Martha Sales + sessão de autógrafos
Entrada gratuita

 

Sobre a autora:

Martha Sales é Iyalorixá, professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. É membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NPEABI/UFS), membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étinicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé e sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar. Com "Pé de Tempo", sua segunda obra, Martha Sales confirma sua voz potente e sensível na literatura contemporânea, explorando as profundezas da experiência humana com uma perspectiva enraizada na sabedoria ancestral e na sua vivência como Iyalorixá.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa
Notícias Relacionadas »