Maior festival de acessibilidade da América Latina anuncia edição com tema “Inovação com propósito, inclusão com impacto”

Com patrocínio de Google, Claro, Itaú e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI-AL), a 8ª edição do Link Festival, promovido pela Hand Talk, traz discussões sobre a inclusão no ambiente digital em empresas

THAíS BITTENCOURT
07/07/2025 17h35 - Atualizado há 1 semana

Maior festival de acessibilidade da América Latina anuncia edição com tema “Inovação com propósito, inclusão
Divulgação

São Paulo, julho de 2025 — Realizado pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, o Link Festival  chega à sua 8ª edição com o tema “Inovação com propósito, inclusão com impacto”. Patrocinado por grandes nomes como Google, Claro, Itaú e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI-AL), o evento acontece nos dias 7 e 8 de agosto, na Tokio Marine Hall, em São Paulo (SP), com transmissão online e gratuita.  As inscrições podem ser feitas pelo site oficial.

 

Reconhecido como o maior festival de acessibilidade digital da América Latina, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais no tema, empresas com seus cases de sucesso, pessoas com deficiência como protagonistas e público em geral para debater avanços, desafios e oportunidades para a inclusão no ambiente digital. Nesta edição, o objetivo é  ampliar o diálogo ao destacar a acessibilidade como uma estratégia de negócio capaz de gerar impacto social positivo.

 

“Queremos mostrar que acessibilidade é uma oportunidade de inovação e um caminho para gerar valor para todos. Mais do que cumprir uma obrigação, é sobre criar experiências mais humanas e inclusivas. Ter companhias relevantes de diferentes mercados nos patrocinando dá ainda mais incentivo em seguir este objetivo, e nos faz acreditar em um futuro acessível para todos”, afirma Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk.

 

Grandes marcas já confirmaram participação como patrocinadoras. O Google renova apoio pelo terceiro ano consecutivo e contará com estande próprio no evento. A Claro oferecerá um espaço de descanso com pufes e estações de carregamento, além de realizar a transmissão ao vivo do evento pela Claro TV. O Itaú, por sua vez, estreia como patrocinador Gold reforçando o compromisso com iniciativas de impacto social, já a SECTI Alagoas participará mais um ano com ativações institucionais. 

 

A programação inclui painéis, workshops, apresentações artísticas e a entrega do tradicional Prêmio Líderes de Acessibilidade, que reconhece iniciativas transformadoras para pessoas com deficiência. Toda a estrutura do evento será acessível, com tradução em Libras, audiodescrição, legendas em tempo real e adaptação arquitetônica — para o público presencial e para quem acompanhar a transmissão ao vivo.

 

O espaço contará ainda com áreas de convivência, sala de imprensa e ambientes projetados para fomentar experiências inclusivas e conexões entre os participantes. Empresas interessadas em patrocinar a edição ainda podem adquirir cotas, que oferecem diversas oportunidades de visibilidade e engajamento com público qualificado. Mais informações em: https://linkfestival.me/quero-patrocinar.

 

Desafios da acessibilidade digital no Brasil

 

O Link Festival ganha ainda mais relevância diante do recente Panorama de Acessibilidade Digital, estudo elaborado pela Hand Talk em parceria com o instituto Opinion Box. O levantamento mostra que mais da metade das pessoas com deficiência enfrenta dificuldades para acessar conteúdos na internet, e apenas 39% consideram que os sites atendem às suas necessidades. Embora 49% das empresas afirmem ter iniciativas de acessibilidade, barreiras internas como resistência e falta de conhecimento técnico permanecem significativas. Além disso, apesar de 42% dos entrevistados perceberem aumento em vagas afirmativas, a escassez de recursos digitais acessíveis compromete a inclusão efetiva.

 

Para Tenório, a acessibilidade deve ser central na estratégia das empresas: "A acessibilidade digital não pode ser vista como um 'extra', mas sim como uma base estratégica. Investir em tecnologia, capacitar profissionais e promover uma mudança de mentalidade são ações fundamentais para construir um ambiente digital verdadeiramente inclusivo."


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