São Paulo, junho de 2025 – Os jovens brasileiros que já contrataram algum tipo de empréstimotêm uma relação cada vez mais fluida e digital com serviços financeiros, e o crédito não fica de fora dessa transformação. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela 99Pay, conta digital da 99, o crédito é percebido como ferramenta prática de suporte: 86% dos jovens veem o empréstimo pessoal como apoio em momentos difíceis, enquanto 56% apontam situações de emergência como principal motivo da contratação.
A maioria dos entrevistados de 18 a 29 anos que já fizeram uso de crédito demonstra confiança e familiaridade com o ambiente digital: 85% dizem ter facilidade com apps de instituições financeiras e 81% se sentem seguros realizando transações online. Além disso, 60% afirmam que buscam melhores taxas e condições antes de contratar, reforçando a atenção com o custo-benefício.
O uso de bancos digitais também segue em expansão. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados afirmam que já contrataram empréstimo por meio dessas plataformas, o que consolida os bancos digitais como uma das principais vias de acesso ao crédito pessoal.
“As novas gerações nasceram digitais e esperam que os serviços financeiros acompanhem esse ritmo. Para esse público, oferecer crédito vai além do acesso: é preciso entregar uma experiência transparente, eficiente e que realmente ajude no dia a dia. Os dados revelam um público cada vez mais consciente, conectado e exigente na hora de buscar esse tipo de serviço” , afirma Isadora Simons, Gerente Sênior de Operações da 99Pay.
Crédito prático e acessível no app da 99
Na 99Pay, usuários pré-selecionados podem contratar empréstimos pessoais de forma simples, diretamente pelo app. Os valores variam entre R$ 500 e R$ 12 mil, com parcelamento em até 12 vezes e parcelas a partir de R$ 50. A contratação é totalmente digital e sem taxas escondidas. A fintech atua como Correspondente Bancária, facilitando o acesso ao crédito para quem mais precisa — especialmente usuários das classes C e D, historicamente excluídos das opções tradicionais do sistema financeiro.
Sobre a pesquisa
Elaborada entre os meses de setembro e outubro de 2024, com o objetivo de traçar um panorama das percepções e práticas da população brasileira em relação ao empréstimo pessoal - em especial o microcrédito - a pesquisa ouviu 2.800 cidadãos de todos os estados brasileiros, homens e mulheres entre 18 e 65 anos, bancarizados que já fizeram empréstimo pessoal na vida.
Sobre a 99
99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta milhões de pessoas a serviços financeiros e de mobilidade.
Informações à imprensa
Máquina
E-mail: [email protected] e [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DIEGO CASAROTTI BOBICE
[email protected]