GetNinjas reduz em 50% os casos de “golpe da maquininha”

Com novas medidas de segurança, plataforma fortalece combate a fraudes e amplia proteção para quem contrata e oferece serviços

DANIELA OLIVEIRA | FOCAL3 COMUNICAçãO
07/07/2025 10h40 - Atualizado há 10 horas

GetNinjas reduz em 50% os casos de “golpe da maquininha”
Divulgação

O GetNinjas, maior plataforma de serviços do país, tem apostado fortemente no combate aos golpes digitais. Com investimento agressivo na adoção de uma série de ações, a empresa reforçou a segurança de seus usuários com medidas efetivas contra práticas fraudulentas. Entre os resultados mais expressivos está a redução de 50% nos casos relacionados ao chamado “golpe da maquininha” entre janeiro e maio deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, considerando denúncias, reclamações e suspeitas registradas por clientes. 

A plataforma estruturou sua atuação em três frentes para reduzir esse tipo de golpe: orientar os clientes sobre como identificar possíveis fraudes, aprimorar os mecanismos internos de prevenção e agir rapidamente sempre que há suspeita de golpe. Desde janeiro, cerca de 37% dos profissionais que tentaram se cadastrar na plataforma foram barrados na etapa de verificação documental e facial realizada com o apoio da Idwall (parceira especializada em soluções e prevenção a fraudes digitais), por não atenderem aos critérios exigidos.

“A segurança da nossa comunidade é um compromisso diário. Sabemos que golpes como o da maquininha continuam ocorrendo no mercado, mas conseguimos reduzir consideravelmente os casos dentro da nossa plataforma, mesmo com o alto volume de solicitações”, afirma Marília Dolce,  diretora de Operações do GetNinjas.

Entre as iniciativas colocadas em prática estão o lançamento de uma página exclusiva sobre segurança (getninjas.com.br/seguranca), o envio de mensagens de alerta por WhatsApp para clientes logo após a contratação de um profissional e campanhas educativas. A análise e a priorização de casos com suspeita de golpe também foram reforçadas pela equipe responsável. 

O GetNinjas reforça que é uma plataforma de conexão entre quem oferece e quem busca um serviço. “Os pagamentos são realizados fora da plataforma, o que torna ainda mais importante que o usuário redobre a atenção”, alerta a diretora. As principais recomendações incluem não pagar nada antecipadamente, conferir o valor exibido na maquininha antes de digitar a senha e evitar links ou QR Codes de origem desconhecida.

“O golpe da maquininha é antigo, mas segue se reinventando. Por isso, é essencial que a informação circule e que todos os envolvidos saibam como se proteger. Do nosso lado, vamos continuar investindo em tecnologia e inteligência para garantir uma jornada segura para todos que usam o GetNinjas”, completa.

Com cerca de 5 milhões de profissionais e microempresas cadastrados em categorias como reformas, serviços domésticos, moda e beleza, gastronomia, eventos e assistência técnica, a redução nos casos de golpe da maquininha ganha ainda mais relevância diante do volume expressivo de transações realizadas diariamente pela plataforma em todo o Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA FREITAS DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »