Adolescentes da Fundação CASA de Guarulhos lançam jornal temático durante as férias escolares

Primeira edição aborda temas como bullying e racismo, a partir de rodas de diálogo e pesquisa em sala de informática

CAMILA SOUZA
07/07/2025 18h02 - Atualizado há 6 horas

Adolescentes da Fundação CASA de Guarulhos lançam jornal temático durante as férias escolares
Divulgação/Fundação CASA
Durante o período de férias escolares, sete adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no CASA Guayi, centro socioeducativo da Fundação CASA localizado em Guarulhos, protagonizaram a criação do Jornal Guayi, uma iniciativa que alia leitura, escrita, reflexão e expressão crítica. A atividade, conduzida pelo agente educacional da unidade Diego Frederico, integra a prática social inicial de um projeto didático mais amplo que envolve rodas de diálogo, leitura temática e produção textual.

A proposta surgiu a partir de conversas sobre os principais problemas enfrentados pelos jovens e a sociedade em geral, com foco em temas como cultura, educação e direitos humanos. Na sala de informática, os adolescentes pesquisaram, debateram e redigiram os textos da primeira edição do jornal.


Entre os temas escolhidos por eles estão o bullying nas escolas, o racismo - inspirado no documentário “Baila Vini”, da Netflix, que trata da trajetória do jogador Vinicius Jr. e os ataques sofridos -, a poluição em São Paulo e a escravidão moderna. Ao final do processo, os jovens também participaram de uma atividade de autoavaliação, refletindo sobre o que aprenderam e o compromisso com o conhecimento adquirido.

Diego Frederico, agente educacional responsável pela atividade, destacou a importância de incentivar a autonomia e a escuta ativa dos adolescentes: “A ideia do jornal surgiu como uma forma de dar voz aos adolescentes, permitir que expressem suas opiniões e desenvolvam o senso crítico de forma concreta. Ver o envolvimento deles em todas as etapas, desde a escolha dos temas até a produção dos textos, mostra que, quando têm espaço, eles se comprometem e constroem caminhos positivos. É gratificante acompanhar esse processo.”

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a iniciativa reflete o compromisso institucional com a educação para a cidadania: “Projetos como o Jornal Guayi revelam o poder transformador da educação quando ela parte do diálogo e da escuta. Os adolescentes não apenas aprendem a escrever melhor ou pesquisar, mas também a se reconhecer como sujeitos de direitos, com pensamento próprio e capacidade de contribuir com a sociedade. Iniciativas como essa mostram que socioeducação é, acima de tudo, acreditar no potencial de mudança de cada jovem.”

A produção do Jornal Guayi será semanal durante o período de férias e os adolescentes estão empolgados para a próxima edição, aprofundando o interesse por leitura, interpretação e informação.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações no site: fundacaocasa.sp.gov.br.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »