É hoje!: "Mãe Leva Outra" promove debate sobre a maternidade real a partir do livro “Com amor, mamãe”, de Analu Leite

Clube do Livro fará uma live especial no perfil da autora. Confira1

TAMYRIS TORRES
07/07/2025 08h25 - Atualizado há 1 dia

É hoje!: "Mãe Leva Outra" promove debate sobre a maternidade real a partir do livro “Com amor, mamãe”, de
Arquivo pessoal
 

O Clube de Leitura Mãe Leva Outra vai promover uma discussão aprofundada sobre o livro "Com amor, mamãe," escrito por Analu Leite. Este evento acontecerá em 7 de julho, às 19h, por meio de uma transmissão ao vivo no Instagram da autora (@analuleiteescritora). A live contará com a participação de Rodrigo de Lorenzi (@rodrigo.delorenzi) como debatedor, Fernanda França na mediação e Débora Rendelli, que é a idealizadora da coleção de mesmo nome lançada pelo selo Hecatombe, da editora Urutau.

O romance de Analu Leite é fundamental para apresentar uma visão mais realista da maternidade, abordando as dificuldades e desafios pouco comentados que fazem parte da vida das mães brasileiras. A história segue Maria Clara, uma mãe que precisa lidar com a partida da filha Bia de casa e as cicatrizes emocionais entre elas. A obra explora temas como machismo enraizado, violência durante o parto, esgotamento mental e a dor do "ninho vazio".

"Com amor, mamãe" mergulha na maternidade real, revelando um lado menos idealizado e mais humano das relações familiares. Analu Leite tece uma históroia sensível sobre mulheres, relacionamentos e a maternidade de forma leve, mas com um realismo contundente. A trama ecoa dados alarmantes, como o estudo da Fiocruz de 2016 que aponta que 25% das mães brasileiras apresentam sintomas de depressão pós-parto, e a sobrecarga mental do trabalho doméstico não remunerado, que afeta 90% das mães, segundo o Instituto Locomotiva (2024).

O livro não se limita a expor as dificuldades, mas também convida o leitor a entender que gestar e ter filhos tem seus altos e baixos, e que as mulheres, enquanto mães, são seres humanos com uma gama completa de sentimentos. A obra aborda ainda a violência obstétrica, a violência doméstica (cujos casos aumentaram 22% durante a pandemia, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e o preconceito contra mães solo – uma realidade para 11,6 milhões de lares no Brasil chefiados por mulheres sem parceiros, segundo o IPEA (2024).

A força da literatura de feminina no Brasil

Para Analu, seu livro dialoga com um público sedento por representações honestas e sem filtros. "Com amor, mamãe" é um convite para enxergar as mães brasileiras em sua complexidade humana, oferecendo a chance de debater o que realmente importa”, argumenta.

Um trecho marcante da obra, na página 83, ilustra a perspicácia da autora: “Os homens adoram isso, sabia?! ‘Eu apoio sua decisão’. O que é apenas uma maneira cortês de não decidir nada e empurrar toda a responsabilidade para a companheira. Mas não se engane, no primeiro problema que aparecer, o infeliz covarde não vai pensar duas vezes antes de dizer, ‘mas foi você quem quis assim’. Entendeu? Pode me julgar mal (e provavelmente é o que está fazendo agora), mas quando um homem fala isso, ele não quer de verdade apoiar, quer apenas se eximir”.

Serviço:

 

Live-debate Clube de Leitura Mãe Leva Outra com o livro de Analu Leite: “Com Amor, Mamãe”. 

Quando: 07 de julho de 2025, às 19h

No perfil oficial da autora: https://www.instagram.com/analuleiteescritora/ 

Ficha Técnica: "Com amor, mamãe"

  • Título: Com amor, mamãe
  • Autora: Analu Leite
  • ISBN/ASIN: 978-65-86483-42-0
  • Páginas: 212
  • Preço: R$ 45 (físico) e R$ 24,90 (eBook)
  • Link de venda: https://bit.ly/comamormamae

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa
Notícias Relacionadas »