Uma frente de ar frio deverá provocar uma acentuada queda nas temperaturas em todo o Estado de São Paulo, entre os dias 7 e 11 de julho. De acordo com a Defesa Civil do estado, a massa de ar frio atinge grande parte do território paulista, com mínimas previstas abaixo dos 10 °C em várias regiões, incluindo a Serra da Mantiqueira, o Vale do Ribeira, a Região Metropolitana da capital e o interior.
As previsões indicam que os termômetros devem marcar cerca de 6 °C em áreas mais altas e afastadas, como a Serra da Mantiqueira, enquanto regiões como Campinas, Sorocaba e Araraquara podem registrar mínimas em torno de 8 °C. No litoral, as temperaturas devem ser um pouco mais amenas, mas ainda abaixo da média para o período.
Com a aproximação do frio, a Defesa Civil reforça orientações para que a população se proteja do frio, com essa queda nas temperaturas, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua. Agasalhos, alimentação adequada, hidratação e ambientes ventilados estão entre os cuidados recomendados.
O órgão estadual segue monitorando as condições meteorológicas em parceria com as Defesas Civis municipais, que também estão mobilizadas para ações de acolhimento emergencial, caso necessário.