CEI da Zona Leste promove atividades culturais para valorizar a diversidade de origens das famílias

Iniciativa integra ações do Junho Migrante e envolve leitura, música, culinária e tradições de diversas regiões brasileiras.

Redação - Itaquera em Notícias
06/07/2025 09h00 - Atualizado há 6 horas

CEI da Zona Leste promove atividades culturais para valorizar a diversidade de origens das famílias
Imagem: Divulgação / SME - Prefeitura de São Paulo

O Centro de Educação Infantil (CEI) Elza Soares, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus, Zona Leste de SP, desenvolveu uma série de atividades com foco na valorização das raízes culturais das famílias atendidas pela unidade. A ação faz parte do Junho Migrante, campanha promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para celebrar a diversidade étnico-cultural presente na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o órgão, as propostas pedagógicas foram planejadas para apresentar às crianças elementos culturais de diferentes regiões do Brasil, por meio de experiências sensoriais, artísticas e literárias. Cada agrupamento trabalhou uma região específica, com destaque para a cultura indígena da região Norte, o forró e o cordel do Nordeste, a música urbana do Sudeste e manifestações do interior paulista, como a Festa do Peão de Boiadeiro.

Durante as atividades, as educadoras organizaram rodas de leitura, apresentações musicais e oficinas de culinária, sempre com participação ativa dos bebês e crianças pequenas. Também houve colaboração das famílias, que contribuíram com objetos, receitas e histórias que representam suas origens culturais.

A campanha Junho Migrante tem como objetivo promover a inclusão e o respeito às diferentes identidades dos mais de 12 mil estudantes migrantes matriculados na rede municipal paulistana. De acordo com a SME, os materiais pedagógicos desenvolvidos para a campanha estão disponíveis em formato digital e contribuem para ampliar o repertório das crianças e fortalecer a convivência com a diversidade.


Notícias Relacionadas »