Novos gTLDs representam oportunidades para marcas no próximo ano

Por Rodrigo De La Parra, Vice-Presidente da ICANN na América Latina e no Caribe 

NATHáLIA MEIRINHO
03/07/2025 14h27 - Atualizado há 13 horas

Novos gTLDs representam oportunidades para marcas no próximo ano
Divulgação

A Internet oferece várias oportunidades para pessoas e organizações do mundo todo. Hoje, essas oportunidades são indiscutivelmente maiores do que nunca, especialmente para as marcas. Nosso relatório recente, que traz uma pesquisa com mais de 2.000 líderes de marketing de oito mercados importantes (EUA, Reino Unido, China, Índia, África do Sul, Nigéria, Brasil e México), mostra que 54% deles estão principalmente focados em aumentar a divulgação e a visibilidade da marca, seguido por melhorar a retenção de clientes (45%) e expandir para novos mercados (40%). 

Mundialmente, mais de 90% dos líderes de marketing acreditam que o branding digital é extremamente ou muito importante. Isso deixa claro que a presença digital continua sendo um elemento prioritário em suas estratégias digitais. Ainda assim, muitas empresas talvez não conheçam a oportunidade de diferenciar suas marcas online com um gTLD (domínios de topo genéricos). 

A próxima evolução da Internet 

Há quase 50 anos, a Internet tem sido uma catalisadora de oportunidades globais, conectando mais de 5,5 bilhões de pessoas em todo o mundo e estimulando o crescimento econômico, especialmente nas regiões em desenvolvimento. O DNS (Sistema de Nomes de Domínio) tem sido essencial para esse crescimento, traduzindo endereços IP numéricos complexos em nomes de domínio fáceis de lembrar e que funcionam como lojas digitais. 

Os TLDs  (domínios de topo) são a última parte de um nome de domínio e aparecem após o ponto. Por exemplo, no nome de domínio icann.org, os caracteres “org” identificam o TLD. Com o Programa de Novos gTLDs de 2012, mais de 1.200 novos nomes exclusivos, como .futebol e .pizza, além de nomes em outros alfabetos e idiomas, foram adicionados à Internet. 

Em abril de 2026, o Programa de Novos gTLDs (Domínios Genéricos de Primeiro Nível): Próxima Rodada será aberto para inscrições, representando a primeira oportunidade em mais de uma década para empresas e entidades se inscreverem para operar um novo gTLD. Essa é uma chance única para moldar o futuro da Internet.  

O valor estratégico dos gTLDs 

Os novos gTLDs oferecem uma ferramenta poderosa para as estratégias de comércio e comunicação, seja para construir a presença e a marca de uma empresa, para destacar uma região geográfica ou uma cidade no cenário mundial, para refletir uma questão social ou para alcançar novos consumidores. Considere os seguintes pontos: 

  • As empresas poderão se inscrever para administrar seu próprio gTLD como uma forma de indicar o propósito da sua organização ou para associar um site claramente à sua marca. 

  • Uma entidade que operar um gTLD poderá fornecer a seus usuários e clientes um reforço com relação à sua segurança e legitimidade, aumentando a confiança na organização associada ao gTLD.  

  • Saiba mais sobre como marcas mundiais estão usando seus gTLDs nos casos de uso publicados no site do Programa de Novos gTLDs. 

Nossa pesquisa revela que líderes de marketing do mundo todo acreditam que os gTLDs podem empoderar as empresas, ajudando-as a criar identidades online memoráveis, fortalecendo o reconhecimento da marca e construindo conexões mais fortes com seus públicos-alvo. Mais da metade dos participantes da pesquisa (52%) acreditam que os gTLDs têm um grande potencial para o branding digital e a presença online, e 48% consideram que eles são uma ferramenta útil para estratégias específicas de branding. Esse reconhecimento é particularmente forte nos mercados emergentes: 74% dos líderes de marketing da Nigéria e 61% da Índia reconhecem o enorme potencial dos gTLDs para estratégias de branding. 

Como aumentar a confiança em um mundo digital 

No ambiente online dos dias de hoje, onde a inteligência artificial e a privacidade e a segurança dos dados são identificadas como as duas principais tendências para os próximos cinco anos, estabelecer confiança digital nunca foi tão importante. Ao operar um gTLD, as organizações terão controle total do seu ecossistema de domínios, oferecendo aos seus usuários e clientes mais confiança nos sistemas de segurança e legitimidade. 

Esse controle é ainda mais valioso se considerarmos as preocupações cada vez maiores com a questão de autenticidade online. Um gTLD permite que o operador tenha autoridade plena sobre todos os nomes associados a esse TLD, criando um ambiente digital consistente e confiável. 

Como preencher a lacuna 

Conforme mencionado antes, a maioria dos líderes de marketing (52%) acredita que os gTLDs têm um potencial enorme para o branding digital e a presença online. No entanto, apenas 19% dos líderes de marketing que participaram da pesquisa trabalham para organizações que já se inscreveram para um novo gTLD antes. Embora mais de uma década já tenha se passado desde a última rodada de solicitações de gTLDs, essa talvez tenha sido uma oportunidade perdida para algumas empresas.  

Quando questionados sobre as principais barreiras para fazer uma solicitação de gTLD, os líderes de marketing apontaram os custos como o fator número um, com 31%, seguidos por 27%, que citaram a falta de conhecimento. A mesma proporção de participantes indicou “equipe e tempo insuficientes”, “ROI incerto” ou “preocupações com possíveis vulnerabilidades de segurança” como um obstáculo, sendo que cada opção foi selecionada por 24% dos participantes. 

Estamos comprometidos em ajudar a preencher a lacuna de informações e conhecimento de duas formas: 

  1. Aumentando a divulgação de informações sobre novos gTLDs e o Programa de Novos gTLDs. 

  1. Disponibilizando recursos práticos para ajudar as organizações a entenderem o programa e o processo de inscrição. 

A ICANN reconhece que o processo de inscrição e o gerenciamento de um novo gTLD podem exigir vários recursos e, por isso, desenvolveu o ASP (Applicant Support Program, Programa de Apoio para Solicitantes), que foi elaborado para fornecer assistência financeira e não financeira ao longo do processo de inscrição para um gTLD. As inscrições para o ASP serão aceitas até 19 de novembro de 2025.  

A hora de se preparar é agora 

Os gTLDs são bens digitais únicos que podem ser usados de maneiras significativas e inovadoras para conquistar objetivos comerciais em longo prazo. Seja para criar uma marca, destacar uma região geográfica, refletir uma questão social, alcançar novos consumidores por meio de um Nome de Domínio Internacionalizado ou inaugurar um negócio que ofereça nomes de domínio em um novo registro, um novo gTLD pode ser uma ferramenta inovadora para o comércio e a comunicação. 

Para as empresas, as oportunidades oferecidas por um gTLD são restritas apenas ao limite da imaginação, permitindo que as empresas em países, setores ou mercados específicos possam criar um rótulo exclusivo, descritivo e memorável na Internet. 

Com a abertura da janela para inscrições em abril de 2026, agora é a hora de os líderes de marketing começarem a traçar planos para esta oportunidade. Compreendendo o valor estratégico dos gTLDs e se preparando adequadamente, as marcas poderão se posicionar na vanguarda da próxima evolução da Internet. 

[Rodrigo De La Parra, é Vice-Presidente da ICANN na América Latina e no Caribe. A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números é uma organização mundial que coordena o Sistema de Nomes de Domínio a fim de garantir uma Internet global estável e unificada. 

Sobre a pesquisa 

A pesquisa foi realizada pela Focaldata a pedido da ICANN, e o trabalho de campo foi executado em março de 2025. Participaram da pesquisa 2.000 profissionais de marketing responsáveis pela tomada de decisões, incluindo gerentes/diretores de marketing, CMOs, chefes de departamentos de marketing e outras funções associadas ao marketing. 

A pesquisa obteve uma perspectiva global, abrangendo profissionais de marketing responsáveis pela tomada de decisões nos EUA (353), Reino Unido (364), Brasil (161), China (165), Índia (350), México (170), Nigéria (351) e África do Sul (156). 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHÁLIA ALICE RODRIGUES MEIRINHO LOPES
[email protected]


Notícias Relacionadas »