Faculdade Senac em Minas – Belo Horizonte participa da final do 6º Concurso Prato Junino com receitas inspiradas na afro-gastronomia belo-horizontina

Dois pratos criados por alunos do Senac concorrem no evento que integra o Arraial de Belo Horizonte

LUCIANA DANUNCIAçãO
03/07/2025 13h23 - Atualizado há 3 semanas

Faculdade Senac em Minas – Belo Horizonte participa da final do 6º Concurso Prato Junino com receitas
Divulgação Senac em Minas

Faculdade Senac em Minas - Belo Horizonte, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, participa do 6º Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte, promovido pela Belotur. Os vencedores, escolhidos por um júri especializado, vão integrar o cardápio da Vila Gastronômica do Arraial de Belô, que acontece no Mineirinho nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho.
 

Nesta edição, o concurso propôs como tema a Afro-gastronomia belo-horizontina, valorizando ingredientes e tradições afro-brasileiras presentes na cultura da cidade. A grande final será realizada no dia 5 de julho (sábado), das 9 às 13h, no Mercado da Lagoinha, com participação de instituições de ensino superior da área de Gastronomia.
 

O Senac tem dois representantes na decisão, selecionados por meio de um concurso interno entre alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, que contou com três fases, dez receitas inéditas e comissão avaliadora e jurados externos especializados.
 

Os pratos finalistas do Senac são:

Dundun de Costela

Bolinhos de carne de costela bovina cozida e desfiada, misturada à mandioca amassada e temperada com ervas e especiarias. Os bolinhos são cobertos com crosta de requeijão e parmesão, empanados em biscoito de polvilho triturado e fritos em imersão. Criação dos graduandos Leandro de Araújo Mendes, Flaviany de Paula Oliveira e Ruty dos Anjos Lima.
 

“O dundum é um tambor africano que é bem suave para se tocar, mas o som que ele emite é muito grave e marcante. De forma semelhante, nosso prato tem simplicidade e tradição, mas tem um sabor e uma potência muito grandes. São de surpresa e alegria enormes estar nessa final e espero que seja o prato vencedor”, comenta Leandro Mendes.
 

Buraco Quente

Releitura do sanduíche típico dos bares de BH: pão de torresmo pincelado com calda de rapadura, recheado com creme de requeijão de raspa, ragu de costelinha suína ao ketchup de goiabada e limão-cravo, mostarda de abóbora e chips de inhame. Elaborado pelos alunos Kyara Diniz Okano e Wagner Batista de Barcelos.
 

"Nossa receita é uma ode à sabedoria e à inventividade da afro-gastronomia belo-horizontina, com cada camada desse sanduíche contando uma história, que vai desde a fartura da roça, a sustança, criatividade, ao toque de mineiridade. Para finalizar, uma homenagem simbólica a Oxaguiã, o Orixá ‘comedor de inhame pilado’”, revela Wagner Barcelos.
 

O Senac BH já tem histórico de destaque na competição. Na edição passada, em 2024, o prato Brigadeiro Ô Balancê, um brigadeiro de colher de pamonha com queijo canastra, finalizado com farofa de pipoca caramelizada com canela, criado pela aluna Camila Silva, foi um dos grandes vencedores. O quitute foi um dos mais vendidos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô: mais de 1.200 unidades comercializadas ao longo dos quatro dias de evento. Toda a renda foi revertida para a autora do prato, reforçando o caráter formativo e empreendedor da ação.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Luciana Rodrigues d'Anunciação
[email protected]


Notícias Relacionadas »