Ribeirão Preto (SP), 1 de julho de 2025 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia mais uma programação mensal gratuita. Para o mês de julho, a instituição realiza três atividades culturais. A primeira delas será nesta quarta-feira (2/7), com o tradicional encontro do Sarau do Grupo de Médicos, Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, na sede da instituição. Já no dia 12 de julho, o Cine Fórum exibe o filme “Gritos e Sussurros”, de 1972, às 16h, e a última atividade é a palestra “Sonhar e Planejar – Estratégias para a Construção do Projeto de Vida”, com Jéss Machado, na Escola Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta, em São Joaquim da Barra.
Sarau
O médico e escritor Nelson Jacintho, organizador do Sarau, conta que o encontro deixa de ter temas fixos e passa a oferecer mais liberdade para que os participantes escolham livremente suas inspirações. Ele destaca ainda que a produção literária dos autores locais para a 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto está a todo vapor. “O pessoal está animado. A FIL sempre é uma fonte de alegria, um espaço que valoriza os escritores, com lançamentos, exposições de livros e sessões de autógrafos. É um evento concorrido, que atrai também autores de outras cidades. Neste ano, a qualidade da produção literária subiu ainda mais”, revela o escritor.
Cine Fórum
No dia 12 de julho, às 18h, a Fundação do Livro e Leitura promove mais uma edição do Cine Fórum, desta vez em homenagem ao diretor Ingmar Bergman. O filme escolhido é “Gritos e Sussurros” (1972), que será exibido e debatido sob a coordenação dos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. O encontro é gratuito e aberto ao público.
Marcos de Castro explica que “Gritos e Sussurros” foi o primeiro grande filme que destacou o vermelho e trouxe significado a ela no cinema. Depois disso, outros diretores como Dario Argento e David Lynch, passaram a utilizar a cor na fotografia de suas obras, mas foi Ingmar Berman que fez isso primeiro. “Bergman transformou essa cor em um símbolo. ‘Gritos e Sussurros’ é uma das poucas obras em que ele conseguiu realizar exatamente o que imaginou. E ainda há uma curiosidade intrigante sobre sua produção e distribuição que vamos contar somente no dia 12”, comenta Marcos de Castro. O filme venceu em 1974 o Oscar de ‘Melhor Fotografia’.
O diretor nasceu (14 de julho de 1918) e morreu (30 de julho de 2007) no mês de julho e, com isso, os Gêmeos do Cinema irão homenageá-lo nesta edição do Cine Fórum. “Bergman revolucionou o cinema sueco com uma linguagem única. Seus filmes são inimitáveis. Quando alguém tenta fazer referência a ele, soa forçado. Só Bergman conseguiu tornar esse estilo algo natural na narrativa”, afirma André de Castro.
Marcos de Castro acrescenta que Bergman conseguiu captar “a alma humana” em seus filmes, reforçando a importância do diretor para a história do cinema. “Ele é o único cineasta que fez isso com maestria. Tem sido um prazer estudar sua obra, assistir documentários, ler sobre ele, inclusive o livro escrito pela esposa. Vamos homenagear esse grande artista, que pode surpreender os participantes do Cine Fórum ao perceberem que ele era, acima de tudo, uma pessoa comum”, conclui.
Palestra em São Joaquim da Barra E para encerrar a agenda de julho, no dia 29 (terça-feira), a cientista social, educadora e analista de projetos, Jéss Machado, apresenta a palestra “Sonhar e Planejar - Estratégias para a construção do projeto de vida”, para os alunos da E.E. Profª Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta, em São Joaquim da Barra. A atividade acontecerá em dois horários, às 12h30 e às 14h30, é gratuita e exclusiva aos estudantes da escola.
A educadora explica que sua apresentação será estruturada em uma exposição dialogada com os alunos, iniciando com uma dinâmica denominada “Cartão do Futuro”. “Cada participante receberá um papel para escrever, de forma anônima, um objetivo ou sonho que deseja realizar nos próximos anos”, detalha.
Em seguida, os papéis serão recolhidos, embaralhados e lidos aleatoriamente ao longo da palestra, promovendo um ambiente de identificação coletiva e evidenciando, desde o início, que sonhar é uma experiência compartilhada. “Com base nessa escuta, conduzirei reflexões sobre motivação, planejamento e protagonismo, apresentando estratégias práticas, exemplos concretos e estimulando os alunos a refletirem sobre seus próprios caminhos com maior clareza e autonomia”, acrescenta Jéssica.
Para ela, abordar sonhos, metas e estratégias de vida no ambiente escolar é reconhecer que os estudantes são sujeitos em constante construção, com histórias, desejos e potencial transformador. “Essa interação fortalece o protagonismo juvenil, amplia o senso de pertencimento e contribui para que cada estudante reconheça sua trajetória como viável e significativa”, conclui.
SERVIÇO:
Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento Data: 02/07 (quarta), às 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Cine Fórum - “Gritos e Sussurros” (1972)
Data: 12/07 (sábado), às 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Palestra: Sonhar e Planejar – Estratégias para a construção do projeto de vida | Com Jéss Machado
Data: 29/07 (terça-feira), às 12h30 e 14h30
Local: E.E. Profª Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta – Rua Rio Grande do Norte, 1697, em São Joaquim da Barra
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.