Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu acontece até o dia 02, no CineSesc

Evento conta com a presença da premiada cineasta polonesa Hanna Polak e a estreia de um documentário sobre a Guerra da Ucrânia.

ATTI COMUNICAÇÃO
30/06/2025 18h41 - Atualizado há 3 dias

Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu acontece até o dia 02, no CineSesc
cinesesc

A Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu acontece até o dia 02 de julho, no CineSesc, com presença da premiada cineasta polonesa Hanna Polak e a estreia do documentário "Quando o relâmpago brilha sobre o mar", de Eva Neymann, sobre a Guerra da Ucrânia, que encerra o evento.

Na terça-feira, 1º de julho, a mostra exibe às 14h30, o clássico “Asas", de Larisa Shepitko sobre uma ex-aviadora soviética que não consegue se reconectar com a vida civil pós-guerra. Em seguida, às 16h30, será exibido "Um encontro roubado", de Leida Laius, que retrata a difícil tentativa de reconexão entre uma mãe recém-libertada da prisão e o filho adotado por outra família. E a partir das 18h30, a premiada diretora Hanna Polak apresenta e comenta seus documentários: o aclamado "Algo melhor por vir", que acompanha 14 anos da vida de uma menina em um lixão nos arredores de Moscou, e "As crianças de Leningradski", indicado ao Oscar, sobre menores abandonados nas estações de trem da capital russa.

Já na quarta-feira, 2 de julho, às 14h30, a mostra exibe "A Última Etapa", de Wanda Jakubowska, um dos primeiros registros cinematográficos do Holocausto, baseado na experiência real da diretora em Auschwitz. O clássico "Farol", de Maria Saakian, que narra o retorno de uma jovem à Armênia em meio à guerra, ganha sessão às 16h30.  O inédito "Quando o relâmpago brilha sobre o mar", da ucraniana Eva Neymann, será exibido às 20h. Estreado no Festival de Berlim, o documentário transforma, por meio de cenas cotidianas, sonhos e memórias, a cidade portuária de Odessa em um território marcado pela resiliência humana em meio à Guerra da Ucrânia. Após a sessão, haverá debate com a presença das diretoras Hanna Polak e Svetlana Ruseishvili, além da curadora Maria Vragova e mediação de Luiz Gustavo Carvalho.

Online para todo Brasil - A plataforma Sesc Digital integra a programação com três filmes que fazem parte da mostra: o clássico da Estônia, Um encontro roubado (1989), de Leida Laius, e dois documentários da cineasta polonesa Hanna Polak, As crianças de Leningradski (2005) e Algo está por vir (2014).
 

A Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu é uma realização do Sesc São Paulo. Ao destacar a contribuição das cineastas do Leste Europeu, a mostra convida o público brasileiro a refletir sobre diferentes formas de viver, narrar e representar o mundo a partir de perspectivas femininas. Um encontro entre histórias, tempos e territórios que amplia o repertório cultural e fortalece o compromisso com a diversidade de vozes no cinema.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]


FONTE: atti comunicacao
Notícias Relacionadas »