14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

BEATRIZ SAMPAIO
01/07/2025 11h26 - Atualizado há 5 dias

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
Nocturnas
14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
Instituto Cervantes, em Botafogo, tem programação diversificada, incluindo o ciclo de cinema “Mostra Fire!!” e uma masterclass com o diretor argentino Marco Berger
 

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de Cinema RioLGBTQIA+ 2025 promove a visibilidade e a celebração da diversidade LGBTQIA+ através do cinema. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo estreia de filmes em longa, média e curta metragens de ficção, documentário, experimental e animação em sessões temáticas, painéis e debates com especialistas, encontros com equipe dos filmes, oficinas de cinema e palestras sobre teoria queer e história LGBTQIA+. Além disso, eventos culturais paralelos, como performances, enriquecerão a experiência. O festival busca ampliar a representação, fomentar a inclusão e estimular o debate sobre questões LGBTQIA+ na sociedade. A realização do festival está programada para ocorrer de 3 a 9 de julho de 2025 em importantes centros culturais do Rio de Janeiro, incluindo o Instituto Cervantes.
Neste ano, o Instituto Cervantes colabora em mais uma edição do festival através de uma programação diversificada, com o ciclo de cinema “Mostra Fire!!”, uma masterclass com o diretor argentino Marco Berger, encontro com diretores brasileiros, e o já tradicional apoio à presença de filmes espanhóis e hispanos, através da tradução e legendagem das sessões. Destaque para a mostra Div.A – Diversidade em animação.
 
Sobre  a Mostra Fire!!: 30 anos iluminando olhares
Um novo ano marca o lançamento de um programa de curtas-metragens apresentando uma variedade atraente de histórias LGBTQ+ no auditório do Instituto Cervantes. Muitas dessas histórias provocarão reflexão e paixão por seus personagens fascinantes. A Mostra Fire!! celebra, com o Instituto Cervantes, seus primeiros trinta anos de trajetória, nos quais busca inspirar a rebelião que acompanha a vivência fora das convenções sociais, culturais ou identitárias.
 
Confira a programação completa que acontecerá no auditório:
4 de julho
18h30 – Ciclo Mostra Fire!! – Sessão 1 (55 min)
19h40 – Ciclo Mostra Fire!! – Sessão 2 (51 min)
5 de julho
16h00 – Masterclass com o diretor Marco Berger
18h30 – Sessão Espanha 2 (1h37)
7 de julho
14h - Oficina de Produção Criativa, com Clélia Bessa
8 de julho
16h20 – Div.A - Diversidade em Animação (1h34) 
18h – Sessão Espanha 1 (1h30)
19h30 – Encontro com diretores brasileiros e exibição de curtas
 
Programa
Sessão 1 - Mostra Fire!!
Sessão total: 55 minutos
Beicon (España, 2024), de José Montero
Nadie va a querer a un monstruo (España, 2023), de Leonor Segovia
Mindanao (España, 2021), de Borja Soler
Nocturnas (España, 2024), de Pau Canivell
Sessão 2 - Mostra Fire!!
Sessão total: 51 minutos
Monte (España, 2022), de Javier Ferreiro
La cit@ (España, 2024), de Itizar Castro
Quédate quieto o te amo (Argentina, 2023), de Federico Luis
Uranites (España, 2033), de Marina Arenas
Curtas-metragens do ciclo
Serviço
14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+
Local: Auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo – RJ
Colaboração: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/[email protected]/@briefcomcomunicacao
Entrada gratuita
 
Programação detalhada com fichas técnicas e sinopses
Sessão 1 - Mostra Fire!!
Ficha cultural:
A primeira sessão deste ciclo nos aproxima do mundo da noite e do mundo do dia, onde a luz que nos abriga não define exatamente os sentimentos que conduzem os personagens dessas histórias, onde todos buscam se encontrar.
Beicon
Ficha técnica
Espanha (2024), 12 min
Classificação: Adequado para todos os públicos Idioma:
Direção: José Montero
Produção: The New Flesh
Roteiro: José Montero Fotografia: Manu León
Som: Andrés Montoya e Francesc Gosalves
Direção de arte: Andreu Cortés e Alejandro Ordóñez Montagem: Rubén Pubill e Marta Alcázar
Música: Benjamin Louis Brody
Elenco: Ramón Pujol e Alberto Amayuelas
Ficha cultural: Após uma carreira dedicada à publicidade, José Montero escreve sua primeira obra de ficção, na qual aborda a disfunção que frequentemente assola o mundo LGBTQ+. Beicon demonstra um trabalho colaborativo no roteiro onde os atores encontram a aceleração do ritmo narrativo.
Sinopse: Quando Ander vai passear com seu cachorro Beicon, ele encontra Carlos, seu ex-parceiro, que estava esperando por ele no patamar do apartamento onde moravam antes do rompimento traumático. A pretexto de reunir seus últimos pertences, Carlos aproveita para abordar uma questão pendente: a guarda de Beicon. [Fonte: Selected Films].
 
Nadie va a querer a un monstruo
Ficha técnica
Espanha (2023), 9 min
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos Idioma: Espanhol
Direção: Leonor Segovia
Produção: Miguel Ariza e Leonor Segovia Roteiro: Leonor Segovia
Fotografia: Virginia Arcas
Som: Ander García
Intérpretes: Aitana Ahrens e Carmen Macías
Ficha cultural: A obra de Leonor Segovia cria um fascinante roteiro do imaginário contemporâneo em torno da cultura digital e virtual, onde suas fontes como historiadora da arte revelam uma interessante sensibilidade para incorporar novos imaginários à forma como entendemos as relações humanas.
Sinopse: Amanda e Carlota se conhecem online. Eles fazem planos juntos, saem para encontros, começam a gostar um do outro... É a mesma velha história. Mas parece que Carlota não está disposta a se mostrar para Amanda como ela realmente é. Qual é o seu segredo? [Fonte: Mostra Fire!!]
 
Mindanao
Ficha técnica
Espanha (2021), 16 min
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos Idioma: Espanhol
Direção: Borja Soler
Produção: Eduardo Villanueva, Nacho Lavilla, Lorena Lluch Leal Roteiro: Daniel Remón e Borja Soler
Fotografia: Diego Cabezas Som: José M. Sospedra
Direção de arte: Mireia Soto Saiz Editado por: Alberto del Campo
Elenco: Carmen Machi, Paulina García, Ángel Burgos, Fran Nortes, Lola Errando e Greg Hicks
Ficha cultural: O diretor e roteirista Borja Soler apresenta uma jornada deslumbrante às profundezas do cargo público de uma mulher, vista da perspectiva de sua vida privada e em um
momento-chave de sua queda em desgraça. Como acontece em grande parte de sua filmografia e projetos de séries, seus personagens emergem da história em seus momentos mais frágeis.
Sinopse: Marisol, a prefeita corrupta de uma cidade no Levante, passa suas últimas horas de liberdade cercada por sua comitiva. A última festa com seus seguidores mais leais: o braço direito do seu partido, o empresário com quem ele construiu seu pequeno império, uma secretária idiota, um cantor de copla que é a alma da festa e seu grande amor, Amparo. [Fonte: Banco de dados do Instituto de Cinematografia e Artes Audiovisuais (ICAA)].
 
Nocturnas
Ficha técnica
Espanha (2024), 18 min
Classificação: Não recomendado para crianças menores de doze anos e distintivo especialmente recomendado para promover a igualdade de gênero
Idioma: Espanhol
Direção e produção: Pau Canivell, Rubén García e María Sánchez García Roteiro: Rubén García
Fotografia: Santi Pujol
Música: Rafael Segrara de la Haba
Intérpretes: Alba Sáez, Jourdan Daniel, Marta Fons, Bárbara, Poppy Bubbles, Aida Carrasco, Manuel Gallegos, Martí Sancliment e Michelle Relayze. 
Ficha cultural: Este projeto coletivo apresenta-se como uma homenagem à noite de Barcelona, ​​com seus personagens que decidem não seguir as regras e entrar em outro mundo além do convencional. Nocturnas é oferecido como um compromisso com aquela cidade um tanto rebelde que há muito está em perigo de extinção.
Sinopse: Luna foge de casa no meio da noite. Num encontro inesperado com um grupo de drag queens, redefine seu conceito de família. [Fonte: Exemplo de Fogo!!)].
 
Sessão 2 - Mostra Fire!!
A segunda sessão deste programa oferece uma viagem pelos diferentes ambientes e gêneros do melhor cinema contemporâneo.
 
Monte
Ficha técnica
Espanha (2022), 20 min
Classificação: Não recomendado para crianças menores de 12 anos Idioma: Espanhol
Direção: Javier Ferreiro

Produção: Amor e Luxo, SL Roteiro: Javier Ferreiro Fotografia: María González Otero
Som: Agustín Baldasarre e Josefina Rozenwasser Marin Direção de arte: Julia Yolanda
Edição: Dami Edwards
Música: Josefina Rozenwasser Marin
Elenco: Miquel Insúa, Álvaro Larrán e Guillermo Weickert
Ficha cultural: Roteirista experiente, Javier Ferreiro consegue mergulhar em situações desconfortáveis com seus curtas-metragens, nos obrigando a aceitar as contradições inerentes à natureza humana, focando em momentos e espaços onde não queremos convidar ninguém.
Sinopse: Após sofrer um ataque cardíaco, Luis sente pela primeira vez a ameaça da morte e os efeitos do envelhecimento em seu corpo. Assustado, decide se refugiar na casa na montanha onde mora seu ex-marido Galo, com o objetivo de fugir do que mais deseja: Mário, seu namorado de adolescência. O problema é que o menino não está disposto a deixá-lo ir assim tão fácil. Em seu refúgio nas montanhas, onde passou a infância e a adolescência, Luis será forçado a enfrentar seu medo da morte e da velhice, enquanto luta contra o desejo de manter Mario ao seu lado. [Fonte: Banco de dados do Instituto de Cinematografia e Artes Audiovisuais (ICAA)].
 
La cit@
Ficha técnica
Espanha (2023), 10 min
Classificação: Não recomendado para crianças menores de 12 anos Idioma: Espanhol
Direção: Itziar Castro
Produção: Gessas Productions, Rumbo Films e AMCA Productions Roteiro: Itziar Castro
Fotografia: Andalu VSJ Som: Crema Studio
Direção de arte: Ane Hervás Ozcárriz Editado por Frankie de Leonardis
Música: Itziar Castro e Juan Antonio Simarro
Elenco: Itziar Castro, Beatriz Mbula, Maria Isabel Diaz, Huichi Chiu, Alejandra Castello, Rocio Saiz, Agustina Palma, Noelia Marlo, Alba Rico, Lluisa Valldaura, Cristina Dilla e Carla Antonelli
Ficha cultural: A falecida atriz e diretora Itziar Castro dirige uma comédia romântica que tenta romper com as expectativas em torno do amor em conteúdo LGBTQ+. Este curta-metragem encerra uma trilogia iniciada com o livro Con el corazón por delante (2021), que depois se tornou uma obra teatral e musical, onde refletia sobre o amor e a desilusão amorosa.
Sinopse: Como é namorar quando você é famoso? É um mito que pessoas famosas conseguem mais encontros ou a fama desanima o jogo do amor? Comédia romântica baseada em eventos quase reais. [Fonte: Distribution With Glasses].
 
Quedate quieto o te amo
Ficha técnica
Argentina e França (2023), 13 min Qualificação:
Idioma: Espanhol Direção: Federico Luis
Produção: Martín Busel e Tomás Medero Roteiro: Rita Pauls e Federico Luis Fotografia: Marcos Hastrup
Som: Lautaro Zamaro
Direção de arte: Nicolás Tavella Edição: Andrés Medina
Música: Nicolás Tavella
Elenco: Andrés Andino, Pablo Martín Ríos e Lucas González
Ficha cultural: Com um olhar deslumbrante sobre os ambientes dos bairros mais desfavorecidos e apresentando artistas não profissionais, Stay Still or I Love You ressoa com os princípios do neorrealismo e seu objetivo de apresentar os setores da sociedade sobre os quais a maior pressão e censura são exercidas, e onde a vida encontra seu caminho, apesar de tudo.
Sinopse: Até os menores animais têm um instinto de sobrevivência intacto. Mas não El Malincho: este jovem bandido busca desesperadamente refúgio no amor. [Fonte: Mostra Fire!!]
 
Uranites
Ficha técnica
Espanha (2023), 8 min
Classificação: Adequado para todos os públicos Idioma: Uranio
Direção: Marina Arenas Produção: Tekiero Collective
Roteiro: Marina Arenas e Simone Sojo Fotografia: Alejandro Bornes
Som: Pablo S. Soriano
Direção de arte: Alejandro López Música: Pepe Benítez
Elenco: Simone Sojo e Juan Vilches
Ficha cultural: Com Uranites, Marina Arenas faz sua estreia na direção, apesar de sua atuação em outros gêneros dentro do cinema. Este curta-metragem exerce um maravilhoso efeito de surpresa e admiração ao evocar a fantasia e o inesperado como ponto de partida narrativo. Sua formação como psicóloga provavelmente faz de seu trabalho um excelente mapa para explorar as possibilidades expressivas mais surpreendentes do cinema.
Sinopse: Iria e Satya pousam em uma cidade em Sevilha com o objetivo de estabelecer contato intergaláctico entre Urano e a Terra. A missão requer encontrar um porta-voz para entregar a esfera de comunicações Delta-Tig Zero. Em sua jornada, eles descobrirão que o planeta não é o que seus estudos mostraram. [Fonte: Mostra Fire!!].


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ LOPES SAMPAIO
[email protected]


Notícias Relacionadas »