Com metodologia Agil, Accesstage revoluciona modelo de negócio

Área de Governança foi a responsável pela implantação

ACCESSTAGE TECNOLOGIA
30/06/2025 17h25 - Atualizado há 7 horas

Com metodologia Agil, Accesstage revoluciona modelo de negócio
Accesstage
Accesstage aposta em Governança e implanta novo modelo de negócio

Com apoio da consultoria Ser Mais Digital, empresa apostou na implantação de um novo direcionamento de negócio, com metas fatiadas e alinhadas entre todas as áreas da organização


Administrar uma empresa, gerenciar recursos e pessoas para atingir os objetivos específicos estipulados pela organização não é uma tarefa simples. Para atingir tal propósito é preciso contar com o apoio de profissionais altamente capacitados; que tenham uma visão 360º do negócio e todos os seus stakeholders e, acima de tudo, que sejam guiados por princípios da Governança Corporativa alinhados a uma Cultura Organizacional de Valor. As empresas que seguem esses fundamentos são as que mais estão preparadas para alcançar resultados, reduzir riscos e gerar impacto positivos.

Agora imagine alinhar essa visão estratégica de negócio com quem tem a expertise da gestão de pessoas. Foi justamente pensando em contar com essa visão multilateral que a Accesstage Tecnologia – empresa especializada em tecnologia para gestão financeira e Open Finance -, unificou as áreas de RH e Governança de modo a atingir na essência a sua diretriz cultural: ser uma empresa que entrega resultados por meio de pessoas felizes.
Com as duas áreas orientadas para o mesmo propósito e sob a direção da CHRO & GRC (Chief  Human Resources Officer & Governança, Riscos e Compliance), Maria Funari, a organização apostou em criar um modelo de negócio, visando facilitar o planejamento estratégico e o atingimento acelerado dos resultados.

Para a diretora, a junção das duas áreas reforçou aspectos culturais da organização e o lado humano no processo de Governança, trazendo características muito fortes presentes no dia a dia de People e as inserindo na rotina de GRC. “A mesma neutralidade e a confidencialidade com que a área já dedica aos funcionários passou a ser direcionada para todos os processos da companhia, tanto em assuntos internos como renovações de certificações e aprimoramentos das normas entre áreas, além do próprio atendimento aos clientes. Mas o divisor de águas de fato foi a autonomia que agora os times de People & GRC, alinhados com a visão do nosso CEO, receberam para criar um modelo de governança embasado em objetivos claros (estratégia, entrega eficiente e transparência), composto por ritos bem definidos para garantir o sucesso da estratégia, que além da transparência e processos, também promove a estratégia unificada da empresa conduzindo todos os profissionais envolvidos, de todos os níveis hierárquicos a um único objetivo: nos tornarmos uma empresa ainda mais admirada e respeitada, com alta performance e pessoas felizes”, comenta Maria.

Com a visão alinhada e os processos redesenhados, colocando em primeiro plano tanto as necessidades dos clientes quanto dos profissionais que compõem o dia a dia da companhia, a empresa investiu na elaboração de um Escritório de Transformação Organizacional (prática conhecida no mercado como Transformation Office), de modo que revolucionasse o modelo de negócio atual. “O objetivo sempre foi muito claro: impulsionar todos os envolvidos na empresa para o resultado, garantindo a eficiência na entrega, o alinhamento com a estratégia, a transparência e a criação de ritos que promovessem o dinamismo de entregas no dia a dia, além de dar vazão para um planejamento estratégico que realmente fosse capaz de orientar todos em prol do crescimento da organização”, explica Maria.

Foi então que surgiu a parceria com a consultoria Ser Mais Digital – empresa especializada em construir ambientes estratégicos e times de alta performance. Com o apoio da consultoria, a Accesstage passou a implantar a Metodogia Ágil em toda a sua rotina e nos processos de todas as áreas. Com o mapeamento inicial focado na liderança e pouco a pouco sendo compartilhado com os times, a empresa começou a implantar ritos culturais que têm o propósito de impulsionar a transparência, o alinhamento de informações, a troca de ideias e o compartilhamento de responsabilidade entre todas as áreas. E, em um processo inovador, ao contrário de outras organizações do mercado, a empresa começou a busca pela transformação digital por meio das áreas de People & Governança e não por tecnologia, como na maioria dos casos.

Para Maria, a grande sacada do sucesso é entender o momento da empresa. “Não dá para esperar resultados maiores agindo da forma de sempre, estamos falando de mudança de “mindset” ou seja, mentalidade das pessoas. Por isso, meu trabalho na Accesstage foi preparar o terreno e realmente criar do zero uma Cultura de Valor para chegarmos ao momento de Transformação Digital que estamos vivendo. Sem esse preparo, não haveria o engajamento das pessoas com o nosso propósito. E isso me inspirou a ir além. Por que não inovar e criar um modelo de negócio embasado na Cultura e que realmente tenha como base a centralidade no cliente e a entrega de valor com alta performance? Daí, veio a necessidade de se ancorar na metodologia ágil”, ressalta Maria.

Segundo Antonio Costa, CEO da Ser Mais Digital, a parceria vem com o propósito de impulsionar a maturidade da equipe com ferramentas que aceleram a performance e a inovação. “A Accesstage já é extremamente consolidada e bem estruturada no mercado. Não é à toa que apresenta contínuo crescimento em suas mais de duas décadas de existência. Ao fazer as nossas análises iniciais já ficou muito claro para nós o quanto a empresa tem uma cultura fortalecida e baseada em valores inegociáveis. No entanto, ingressamos neste cenário para ajudar a promover possibilidades que estimulem o crescimento acelerado da empresa. E o fato inovador de começarmos a implantação da metodologia ágil fora da TI garante que o processo seja lateral em toda a empresa e não apenas enraizado em uma única área”, afirma.

Para o especialista, o sucesso dessa parceria tem total relação com o fato de que as áreas de Governança e People estão sob a mesma gestão.  “Foi este olhar estratégico que possibilitou unir o que as pessoas apontam como necessidade versus o que a empresa realmente precisa”, completa.

O consultor afirma ainda, que existe um ponto crucial para essa parceria ter sido iniciada e para a implantação da nova metodologia de trabalho estar dando tão certo. O apoio total da Presidência.

“Nascemos como pioneiros há mais de duas décadas proporcionando soluções tecnológicas capazes de otimizar e garantir a qualidade da gestão financeira das empresas. Agora, sabemos que estamos na dianteira de uma tendência que vem para trazer bons frutos para o mercado: aliar as visões de áreas estratégicas e implantar metodologias ágeis para impulsionar o planejamento estratégico, o modelo de negócio e o crescimento acelerado. O trabalho ímpar que as áreas de People e GRC exercem para com a Cultura da Accesstage, faz com que a gente esteja pronto para atuar em um novo modelo de gestão que garante o alinhamento de estregas de valor por meio da gestão de OKR’ s, KPI’ s, agilidade e fortes ritos culturais. Nosso objetivo é fazer com que a Accesstage esteja cada vez mais preparada para desbravar mares abertos e oferecer o que há de melhor para o mercado no que diz respeito a uma visão 360º e completa para gestão financeira”, conclui Celso Sato, CEO e Co-founder da Accesstage.

Sobre a Accesstage

A Accesstage é uma empresa especializada em tecnologia para gestão financeira e Open Finance que surgiu como solução para atender a complexidade das transações no mercado financeiro para empresas de todos os portes que precisam, cada vez mais, conectar diferentes interfaces, integrar contas a pagar e contas a receber de múltiplas fontes, com origens e destinos diversos no ecossistema. Com mais de 23 anos de experiência, a Accesstage foi muito além da simples conectividade. Hoje, é responsável por revolucionar a gestão de empresas com análises baseadas em dados, trazendo prosperidade financeira aos negócios. Para a Accesstage, não faz sentido que tantas empresas ainda percam tempo, produtividade e lucratividade com rotinas financeiras ineficientes baseadas em velhos hábitos. Por isso, oferecem ao mercado soluções inteligentes e completas que transformam a rotina de gestores, facilitando a visão estratégica e a tomada de decisões. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELE DE SOUZA VITOR FRANCA
[email protected]


FONTE: www.accesstage.com.br
Notícias Relacionadas »