O documentário inédito "Quando o relâmpago brilha sobre o mar" (2025), da cineasta ucraniana Eva Neymann, é um dos destaques da Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu, que acontece de 25 de junho a 02 de julho, no CineSesc, em São Paulo.
O longa, que estreou no Festival de Berlim, mostra, por meio de cenas cotidianas, sonhos e memórias, a cidade portuária de Odessa em um território marcado pela resiliência humana em meio à Guerra da Ucrânia.
Com curadoria de Maria Vragova e Luiz Gustavo Carvalho, a Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu reúne 23 filmes, entre clássicos e contemporâneos, que refletem sobre a história da Europa do Leste na segunda metade do século XX, a partir do olhar feminino de 16 cineastas, de 10 países da Europa Oriental (Polônia, Ucrânia, Geórgia, Estônia, Rússia, Hungria, Bósnia e Herzegovina, Armênia e Romênia).
O filme “Quando o relâmpago brilha sobre o mar” (2025), da cineasta ucraniana Eva Neymann, será exibido no encerramento da mostra, no dia 02 de julho, às 20h, no CineSesc.
A Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu é uma realização do Sesc São Paulo. Ao destacar a contribuição das cineastas do Leste Europeu, a mostra convida o público brasileiro a refletir sobre diferentes formas de viver, narrar e representar o mundo a partir de perspectivas femininas. Um encontro entre histórias, tempos e territórios que amplia o repertório cultural e fortalece o compromisso com a diversidade de vozes no cinema.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]