Os chats automatizados podem até ser úteis em tarefas simples, mas falham quando o cenário exige improviso, julgamento e sensibilidade humana. É o que revela o estudo "Top Global Consumer Trends 2025", da Euromonitor International. Segundo a pesquisa, embora 40% dos entrevistados considerem a Inteligência Artificial (IA) uma fonte confiável de informação, apenas 19% confiam nessas tecnologias para resolver problemas mais complexos. O que isso revela? Que na era da tecnologia exponencial, o humano segue sendo essencial.
Segundo Patricia Ansarah, CEO do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP) e coordenadora do 3º Summit Internacional de Segurança Psicológica, a diferença está no que torna a inteligência verdadeiramente criativa. “Mesmo com a evolução acelerada da IA, que já gera textos, imagens e respostas em segundos, ela ainda se baseia em padrões repetitivos. A verdadeira criatividade humana, por outro lado, nasce da provocação do novo, de inovar com propósito”, destaca.
Por isso, a tecnologia deve ser vista como uma aliada e não como uma substituta. No ambiente corporativo, essa perspectiva se torna estratégica: segundo a pesquisa, 49% dos profissionais planejam investir em recursos tecnológicos nos próximos anos, refletindo um movimento de transformação nas dinâmicas de trabalho.
Nesse contexto, Patrícia reforça que o desafio não está apenas na adoção de novas tecnologias, mas em garantir que as pessoas sejam capazes de usá-las com inteligência, ética e propósito. “Não basta investir em ferramentas e novos recursos. É preciso preparar as pessoas para aprender, testar, errar e evoluir juntas. Esse é o solo fértil para a inovação”, afirma. Para ela, o futuro do trabalho será construído por pessoas que saibam usar a tecnologia a seu favor, sem abrir mão da autenticidade, criatividade e pensamento crítico. “Essas são qualidades profundamente humanas e nenhuma máquina consegue replicar”, conclui.
Um exemplo de capacitação nesse contexto é o 3º Summit Internacional de Segurança Psicológica, promovido pelo IISP nos dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo, no Auditório Moise Safra e Salão Chella. Com o tema “O futuro é humano”, o evento destaca a segurança psicológica como condição essencial para que os profissionais colaborem para enfrentar desafios com coragem e inovar sem medo de errar ou questionar o status quo.
“Nosso objetivo é que as pessoas compreendam o conceito e vivenciem na prática as habilidades que o futuro do trabalho já está pedindo como coragem, humildade e conexão humana”, enfatiza Patrícia. Ela reforça que essa abordagem estará presente em toda a experiência do evento, desde os conteúdos aos formatos de interação, com o público sendo convidado a se engajar de forma ativa, reflexiva e transformadora.
O Summit reunirá especialistas nacionais e internacionais em segurança psicológica, além de executivos que estão liderando transformações reais em suas organizações. Entre os destaques, estão Peter Cauwelier, PhD em Aprendizagem e Inovação de Times de Alta Performance, e Alexandre Pellaes, pesquisador, professor e palestrante especializado em novos modelos de trabalho.
Serviço - 3º Summit Internacional de Segurança Psicológica
Data: 13 e 14 de outubro de 2025
Local: Auditório Moise Safra e São Chella - Avenida Albert Einstein, 627, bloco A - Morumbi, São Paulo (SP)
Ingressos: Ingressos já estão disponíveis
Sobre o Instituto Internacional em Segurança Psicológica
O Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) é uma organização lançada com o propósito de apoiar empresas corajosas a liderar a transformação do jeito de fazer negócios, preparando a liderança para uma gestão mais consciente e humana, por meio da Segurança Psicológica.
Precursora deste conceito no Brasil, a psicóloga organizacional Patricia Ansarah - com mais de 25 anos atuando em RH e como executiva de grandes empresas - criou o instituto para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BARTIRA BETINI NUNES
[email protected]