O mercado de coaching online foi avaliado em US$ 3,2 bilhões em 2022 e está projetado para atingir US$ 11,7 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 14%, segundo a Allied Market Research. Esse avanço reflete uma crescente demanda por soluções digitais que ofereçam suporte mais personalizado, ágil e escalável. Nesse contexto, a tecnologia surge como uma aliada estratégica dos coaches, permitindo otimizar o tempo, personalizar atendimentos e ampliar significativamente o alcance da prática.
De acordo com Mohamed-Ali Baccar, mais conhecido como DAli, fundador e CEO da Streeme.io, plataforma dedicada aos coaches de desenvolvimento e transição de carreira, diversos desafios impactam a eficiência e a qualidade do atendimento, principalmente no âmbito digital. Pensando nisso, o executivo destaca 5 obstáculos enfrentados por coaches de carreira e como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para superá-los.
1. Atendimento personalizado e alinhado ao método próprio
Não há dúvidas de que cada cliente apresenta necessidades únicas, exigindo que o coach adapte conteúdos, exercícios e roteiros para garantir uma experiência efetiva. Nesse sentido, a tecnologia contribui ao viabilizar espaços e planos totalmente personalizáveis, com integração de métodos e materiais exclusivos, tornando o atendimento mais alinhado aos objetivos individuais e mais significativo para cada pessoa.
2. Gestão e organização do processo
Centralizar documentos, avaliações e o acompanhamento do progresso continua sendo um desafio constante e, por isso, as plataformas digitais ajudam a superar esse obstáculo ao oferecer um ambiente unificado e seguro para armazenar e gerenciar informações, facilitando o monitoramento e a análise de dados que orientam as próximas etapas do processo de coaching.
3. Economia de tempo nas tarefas administrativas
Atividades burocráticas, como a coleta de feedbacks e a organização de sessões, consomem muitas horas da rotina dos coaches. Por isso, ferramentas automatizadas ajudam a reduzir significativamente esse tempo, liberando o profissional para focar no que realmente agrega valor: o desenvolvimento do cliente. Por exemplo, os coaches afiliados a Streeme.io podem gagnar 2-3 oras de trabalho para cada pesquisa 360°.
4. Escalabilidade da prática
Ampliar o número de atendimentos sem comprometer a qualidade e sem elevar os custos é um desafio cada vez mais presente na rotina dos coaches. A tecnologia surge como uma aliada essencial, permitindo escalar o atendimento, otimizar recursos e oferecer suporte estruturado para um número maior de pessoas.
5. Segurança e confidencialidade dos dados
Proteger informações sensíveis dos clientes é fundamental para a credibilidade e o sucesso do processo de coaching. Nesse contexto, soluções digitais oferecem ambientes seguros, com autenticação em dois fatores e conformidade com as legislações de proteção de dados, assegurando confidencialidade e tranquilidade tanto para coaches, quanto para coachees.
Sobre a Streeme.io
Streeme.io é a primeira plataforma digital dedicada a coaches de transição de carreira. Fundada na França em 2020 por Mohamed-Ali Baccar, mais conhecido como DAli, ela oferece um ambiente digital centralizado, seguro e personalizável para estruturar o acompanhamento, compartilhar recursos e maximizar o impacto de cada sessão — desde o balanço de competências até a campanha de busca por emprego. A plataforma tem o propósito de contribuir para a democratização do coaching e dar acesso a ferramentas que antes estavam restritas a grandes empresas de RH (outplacement), ajudando a elevar o padrão do mercado e garantir mais legitimidade e reconhecimento à atuação desses profissionais. A solução já conta com parceiros como International Coaching Federation (ICF Brasil) e INSEAD Alumni Brasil e França
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA EDUARDA BISPO DOS SANTOS
[email protected]