Estudantes assumem desafios da ONU em simulação internacional
Com comitês voltados a temas humanitários e de segurança internacional, simulação colocou jovens em papéis diplomáticos e jurídicos
MATHEUS MAZZO | LVBA COMUNICAçãO
27/06/2025 13h44 - Atualizado há 5 horas
Poliedro Colégio
O PoliONU, evento do Colégio Poliedro que promove uma simulação de conferências da Organização, completou 20 anos de existência em 2025. Durante os quatro dias de evento, a simulação estudantil contou com dez comitês temáticos e uma Central de Imprensa, mobilizando estudantes em papéis como diplomatas, jornalistas, juízes, promotores e advogados. A atividade, que ocorreu em São José dos Campos, contou com a participação de 361 alunos e alunas de diversas regiões.
Um dos objetivos do projeto é promover uma imersão no universo das relações internacionais, ao colocar os alunos no centro de debates sobre temas de relevância global. Nesta edição, os comitês estiveram focados em questões humanitárias e de segurança internacional, refletindo os principais desafios da atualidade. Entre os temas debatidos no evento estiveram: a crise no Iêmen, a reconstrução da Iugoslávia, a crise humanitária em Cabo Delgado (Moçambique), a guerra na Ucrânia, o alistamento de crianças por grupos paramilitares e o julgamento de envolvidos no genocídio no Camboja pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
Outro destaque foi o comitê da Conferência das Partes (COP), que neste ano discutiu os desastres ambientais causados por petróleo no Oriente Médio. A presença da COP no evento teve um significado ainda mais relevante diante da realização da COP 30 no Brasil, em novembro, que ocorre na capital paraense. Ao simular esse comitê, os alunos foram convidados a refletir sobre os impactos ambientais globais e a importância da atuação das agências internacionais na construção de políticas ambientais sustentáveis. Além disso, a simulação aproximou os estudantes das discussões reais que estarão em pauta na conferência oficial a ser realizada em Belém (PA).
Foto: Divulgação/ Poliedro
Segundo Frederico Blumenhagen Junior, professor de História e coordenador do PoliONU, o evento proporciona uma oportunidade para que os estudantes assumam um papel de protagonismo em seus respectivos processos de aprendizagem. “Os jovens assumem papéis de liderança, pesquisam os temas, constroem argumentos, negociam soluções e precisam considerar diferentes perspectivas para chegar a consensos. Isso desenvolve habilidades importantes para a vida acadêmica e pessoal, como empatia, comunicação, pensamento crítico e capacidade de articulação e discurso”.
Com foco na pluralidade de cenários e na complexidade dos conflitos contemporâneos, o evento ofereceu uma experiência completa de simulação diplomática, ampliando o repertório sociocultural dos estudantes, desenvolvendo habilidades de argumentação, oratória, empatia e negociação, qualidades essenciais para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes. A atividade ainda contribui com o desenvolvimento acadêmico dos alunos e estimula a formação cidadã destes, ampliando o senso de cooperação e responsabilidade diante de dilemas nacionais e internacionais que afetam diretamente o ecossistema global.
Protagonismo estudantil e legado dos 20 anos
Roberta Leticia dos Reis, de 16 anos, é estudante do 2º ano e faz parte da organização do evento. Ela comenta que por ser organizado e executado pelos próprios estudantes, o PoliONU desperta grande expectativa em todos os participantes. “O PoliONU é uma das maiores e mais consolidadas simulações internas da ONU e tem um papel fundamental na formação crítica dos alunos. Fiquei muito animada para o evento deste ano, principalmente por ter acompanhado de perto toda a sua construção como secretária-geral acadêmica, ao lado de outros dois secretários. Desde o final do ano passado, a organização se dedicou intensamente para garantir que cada detalhe funcionasse da melhor forma possível, desde a escolha dos comitês até a preparação dos delegados e a estrutura dos debates.”
“O que torna o PoliONU tão especial é justamente o fato de ser um evento feito por alunos, para alunos, o que exige um trabalho intenso, colaborativo e muito comprometido de toda a organização e a escola. Além disso, ver os delegados motivados a discutir temas globais com seriedade mostra o quanto esse tipo de iniciativa é essencial para despertar a consciência social e a responsabilidade coletiva desde cedo. Espero que cada participante tenha vivido uma experiência única e tenha aproveitado o evento da melhor forma possível!”, completa a aluna.
Foto: Divulgação/ Poliedro
Maria Catarina Rabelo Bozio, Coordenadora Pedagógica do Poliedro Colégio SJC, estudou no Poliedro Colégio e, além de ter participado das primeiras edições da simulação, foi também organizadora do evento quando era estudante. Ela comenta que identifica um legado em todos os participantes, já que os aprendizados do PoliONU perduram por toda a vida. “Os alunos se preparam, estudam muito e se envolvem profundamente com os temas. É uma experiência bem imersiva, porque os obriga a sair da zona de conforto, defender pontos de vista diferentes e trabalhar em grupo para encontrar soluções possíveis. Em função de toda essa intensidade que envolve o evento, o PoliONU exerce influências que vão além da vida escolar, pois faz com que os jovens aprendam a lidar com situações desafiadoras, escutar, argumentar, respeitar e, principalmente, a se posicionar no mundo com responsabilidade”.
Sobre o Poliedro Colégio
Com escolas próprias em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Colégio já beneficiou mais de 17 mil estudantes ao oferecer uma educação integral que vai muito além da sala de aula. Com uma metodologia de excelência, baseada na formação acadêmica e humana, no apoio pedagógico e na tecnologia, o Poliedro desenvolve o aprendizado para a vida toda, potencializando competências e formando cidadãos atuantes que farão a diferença na construção de um mundo melhor. Para mais informações, acesse o site. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Matheus Silva Mazzo
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FONTE: https://www.colegiopoliedro.com.br/