Setor de vacinas vive boom no Brasil e atrai novos investimentos

Aquecimento do mercado impulsiona clínicas privadas e cria oportunidades para empresas de logística e distribuição, como a Tecnocold

GISLENE ROSA
27/06/2025 09h33 - Atualizado há 1 mês

Setor de vacinas vive boom no Brasil e atrai novos investimentos
Divulgação Viveo
O mercado brasileiro de vacinas passa por uma fase de expansão acelerada, com crescimento de dois dígitos e aumento do interesse de investidores. A tendência é impulsionada pela maior conscientização da população sobre saúde preventiva e pela chegada de imunizantes com alto valor agregado. 

Segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o segmento vive um "boom" inédito. Esse cenário tem levado à multiplicação de clínicas especializadas, franquias e à diversificação da oferta em farmácias e laboratórios privados.


"A introdução de vacinas mais sofisticadas eleva o ticket médio e exige mais estrutura e investimento das clínicas. Quem aposta em atendimento qualificado e experiência diferenciada tende a se destacar", afirma André Almeida, head da Tecnocold, empresa de soluções logísticas que atende praticamente 100% das clínicas privadas do país.

Dados da Fiocruz mostram que 27% dos brasileiros passaram a valorizar mais as vacinas desde 2020. Esse movimento ampliou a demanda, especialmente entre adultos e famílias de alto poder aquisitivo. Embora farmácias e laboratórios atraiam o público adulto, Almeida acredita que clínicas com estrutura para atendimento familiar e personalizado têm espaço para crescer.

Infraestrutura e logística viram trunfos estratégicos
Para atender ao novo ritmo do setor, empresas como a Tecnocold investem pesado em infraestrutura. A companhia, que integra o ecossistema Viveo, opera o maior centro de distribuição de vacinas do país, localizado em Cajamar (SP), com a maior câmara fria do mercado. Em 2024, ampliou sua atuação com uma nova unidade estratégica em Brasília.

“Nosso suporte logístico é decisivo para que as clínicas consigam escalar seus investimentos com segurança e agilidade”, diz Almeida. 

Com uma operação baseada em três pilares — inovação, capilaridade e centros de distribuição robustos —, a Tecnocold tem se consolidado como parceira essencial no momento em que o Brasil se reposiciona como um polo de vacinação preventiva no setor privado.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GISLENE ROSA DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »