Durante o mês de julho, a cidade de São Paulo oferece uma ampla programação cultural gratuita para crianças, jovens e famílias, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. As atividades acontecem em diversas regiões da capital, em equipamentos como Casas de Cultura, CEUs e bibliotecas públicas, com o objetivo de incentivar o acesso à cultura, à convivência e ao lazer durante o recesso escolar.
A 5ª edição do projeto Férias Culturais terá atividades de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, em 20 espaços culturais espalhados pelas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste da cidade. A programação inclui apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, pintura facial e em tela, brinquedos infláveis e brincadeiras tradicionais, como pular corda e bambolê. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar.
Na Zona Leste, a Biblioteca Ricardo Ramos também oferece uma programação especial ao longo de julho. As atividades começam no dia 1º com a “Caça ao Tesouro”, e seguem com oficinas de massinha, pintura, malabares e argila, além da série “Tempo de Brincar, Tempo de Cuidar”, voltada para crianças pequenas e seus responsáveis. Todas as ações são gratuitas e com vagas limitadas por ordem de chegada.
O encerramento da programação na biblioteca será no dia 30, com uma exposição multissensorial realizada pelo Instituto Árvores Vivas, que convida o público a uma imersão nos elementos da flora e fauna brasileiras, estimulando o contato com a natureza e a consciência ambiental.
A programação completa do Férias Culturais está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura. Já as atividades da Biblioteca Ricardo Ramos acontecem na Praça do Centenário da Vila Prudente, 25. A classificação indicativa é livre, com atenção às faixas etárias específicas de cada atividade.