Padaria pode ser um dos setores mais lucrativos de um supermercado, diz especialista

Pedro Della'Nora revela como o segmento pode representar até 8% do faturamento da loja e fidelizar ainda mais os clientes

FERNANDO FISCHER
24/06/2025 16h00 - Atualizado há 7 horas

Padaria pode ser um dos setores mais lucrativos de um supermercado, diz especialista
Divulgação

A padaria artesanal dentro de um supermercado não é apenas mais uma seção. Quando bem administrada, ela se transforma em uma empresa dentro da empresa, transforma o fluxo de clientes e aumenta a rentabilidade da loja inteira. De acordo com o empresário e mentor do setor supermercadista Pedro Della’Nora, a padaria pode se tornar um dos setores mais lucrativos de um supermercado.

“A produção e a operação própria de panificação, com produtos frescos e exposição estratégica, pode representar até 8% do faturamento total de uma loja, e com margens superiores aos demais setores do supermercado”, diz o especialista, que conta com mais de 18 anos de experiência e usa seu conhecimento para auxiliar outros proprietários de supermercados com estratégias para que suas lojas também possam crescer e dar lucro.

Ele explica que contar com uma padaria bem estruturada e bem trabalhada pode afastar o supermercado da guerra de preços e aproximar da preferência do cliente. “Seu concorrente pode até ter pão, mas se você oferecer experiência aliada a qualidade e exclusividade, vai sair na frente”. A proposta inclui produtos 100% artesanais, saindo fresquinhos do forno todos os dias, itens estratégicos posicionados perto da balança para aumentar o ticket médio e exposição visual atraente. “É importante lembrar que a produção própria torna uma loja única, pois com ela ninguém vai entregar exatamente o que você entrega”, comenta Della’Nora.

Uma tática eficaz é a promoção de eventos sazonais nas padarias. Como exemplo prático, o empresário destaca o Festival de Cuca realizado em suas lojas do Ideal Supermercados, com diversos sabores diferentes do bolo, tanto doces quanto salgados. “É importante que exista uma variedade bem exposta em uma mesa vendedora e degustação para ativar ainda mais o desejo de compra”, destaca o empresário. Ações como essa fazem com que a padaria se torne ainda mais uma seção destino dentro dos supermercados, termo usado para se referir a uma área estratégica que atrai o cliente até o interior do estabelecimento.

Outro pilar de sucesso de uma boa padaria artesanal é contar com uma equipe especializada e altamente capacitada, tornado possível dar padronização e constância aos produtos, criar receitas próprias que se tornem diferenciais da loja e garantir a qualidade geral produção, mesmo em dias e horários de pico, além de primar pelo atendimento ao público. “É importante salientar que profissionais valorizados trabalham melhor e mais motivados e que cada setor do supermercado deve ter um líder responsável. Na padaria não é diferente”, completa Della’Nora.

Com conteúdos valiosos disponíveis no Instagram e no YouTube, as mentorias de Della’Nora já contam com mais de 3 mil alunos em todo o Brasil e incluem, dentre outros, o treinamento Padaria Meteórica, onde ele dá todos os detalhes para que os supermercadistas possam montar, gerenciar e tornar altamente lucrativa essa seção em suas lojas.

Saiba mais em https://www.pedrodellanora.com.br/ims-treinamentos.


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FERNANDO BOVO FISCHER
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