Em 2024, a 8D Hubify decidiu expor no RD Summit pela quinta vez consecutiva. O evento estava em sua 10ª edição e esperava um público de mais de 25 mil pessoas. Parceira de longa data do evento, a empresa esperava bons resultados, mas nada como o que estava por vir. Ao final dos três dias de evento, a equipe de vendas da 8D Hubify somava 390 levantadas de mão com interesse nos serviços. O desafio? Apenas duas pessoas disponíveis para atender todo esse volume que chegava. Uma delas era Tainah Escocard, CBDO (Chief Business Development Officer) e sócia da empresa, que contou durante o RevOps Summit 2025, sobre como a Inteligência Artificial ajudou a reverter um quadro de grande demanda e aplicar novas práticas à área.
“Estava tudo caminhando bem: volume de oportunidades, time treinado, processo estruturado. De repente, veio a avalanche de leads, como conta Carol: “Quando a gente olha hoje para o 8D Hubify, a gente fala de um modelo de venda B2B (de empresa para empresa). É uma venda consultiva, com um ticket médio anual que chega na casa dos milhões, com um ciclo médio de 65 dias, por isso o time era pequeno. Meu time comercial, na época que tudo isso ocorreu, era eu e mais uma pessoa. Eu conto com a ajuda dos sócios que são referências em suas áreas, mas quem apresenta, negocia e fecha contrato somos nós do comercial”.
Diante do cenário, ela assumiu sozinha a operação e decidiu que, para dar conta, não poderia seguir com atividades manuais. “A primeira coisa que eu pensei foi: preciso resolver. E fiz isso trazendo inteligência artificial para dentro da rotina comercial. Era algo que eu estava estudando e por isso minha reação foi imediata, eu sabia o que tinha que ser feito”.
Tainah integrou o MeetRox, ferramenta de IA que passou a participar das interações com os clientes. “Cada ligação era comigo, o lead e o MeetRox. A IA gerava resumos automáticos, qualificava as reuniões, preenchia o CRM e ainda permitia interações posteriores, como buscas por informações sem a necessidade de procurar manualmente nas gravações”, conta.
Integração ao CRM
Como a ferramenta estava integrada ao CRM, todas as informações fluíam automaticamente para a ferramenta. “Isso foi essencial. Porque, se a IA não conversasse com o CRM, tudo virava ilha. Eu precisava de um pipeline vivo, nutrido e confiável, atualizado em tempo real”.
O WhatsApp também foi integrado ao CRM com a usabilidade da Inteligência Artificial. Em pouco mais de um mês, foram realizadas mais de 21 mil atividades, 96% delas via WhatsApp, todas registradas no sistema. “Antes, eu tinha visibilidade limitada das atividades. Agora sei exatamente o que foi falado, quando e com quem. O histórico está completo, e a gestão do funil ficou muito mais segura e eficiente”, conta a executiva.
Ganhos operacionais
Com a automação dos resumos, o preenchimento de campos personalizados e a criação de prioridades com base em fase de funil, o uso do CRM se transformou em uma central operacional. Tainah conta: “comecei a usar o gerenciador de tarefas da ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente como uma secretária executiva. Dava play nas tarefas do dia e seguia a ordem de prioridade. Projetos que antes precisavam de meia hora para montar tiveram o tempo reduzido para 10 minuto”.
Ela destaca que o maior ganho foi na produtividade e na confiança nos dados. “Quando você tem um CRM atualizado e integrado, você consegue fazer forecast de verdade. E aí vender mais não significa contratar mais gente. Significa ser mais eficiente, fazer mais com o mesmo time, sem abrir mão da qualidade”. Para ela, a IA não é sobre substituir o vendedor, e sim empoderá-lo. “Eu brinco com o Fábio, nosso CEO, que o MeetRox virou meu melhor amigo. Mas a real é que ele virou meu braço direito. E eu gosto de repetir uma frase: a IA não substitui o bom vendedor, mas demite o medíocre e empodera o excelente.”
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LITIANE MARGUERITA KLEIN DE OLIVEIRA
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