São Paulo, 23 de junho de 2025 – Ser Cruzeiro é mais do que um sentimento, é uma paixão que nasce no berço ou, no caso de Walter Miranda, nasceu no rádio. Aos 67 anos, o advogado mineiro é o novo "Betfera do Mês", campanha da Betfair, patrocinadora oficial da Raposa, que celebra mensalmente os torcedores mais apaixonados pelo Maior de Minas.
Walter cresceu na zona rural do interior de Minas Gerais, longe da cidade grande e das tecnologias modernas. Foi pelo rádio que conheceu o futebol e, com ele, o amor pelo Cruzeiro. Tudo começou na venda próxima à sua casa, onde o dono, um dos primeiros da região a comprar um rádio, sintonizava os jogos. Foi ali, ainda menino, que Walter ouviu falar pela primeira vez do Cruzeiro Esporte Clube, o time do Barro Preto.
“A gente imaginava até que tinha alguém dentro daquela caixa, falando alguma coisa. E naquela venda, ouvindo os jogos com o vendeiro, me apaixonei pelo Cruzeiro, por tudo o que diziam naquela época. Era 1966, ano em que o Cruzeiro venceu o Santos de Pelé e conquistou a Taça Brasil. Fiquei fascinado com tudo aquilo”, conta o Betfera do Mês.
Anos depois, em 1976, Walter se mudou para Belo Horizonte. E lá realizou um sonho antigo: ver o Cruzeiro no Mineirão. “O time estava disputando a Libertadores e eu estava louco pra ver um jogo. A primeira oportunidade foi Cruzeiro e Internacional. Imagina só: Cruzeiro 5, Inter 4. Talvez o melhor jogo da história, cheio de craques dos dois lados e eu lá, assistindo tudo.”
Aquele jogo marcou não só uma paixão, mas também uma descoberta. Walter percebeu que não enxergava bem de longe. “O Mineirão é enorme! Eu não via a bola, só os jogadores correndo pra lá e pra cá. Sabia que era gol quando eles comemoravam e a torcida gritava. Aquilo me deixou ainda mais apaixonado, e decidido a arrumar um óculos pra ver um jogo de verdade.”
Mas foi também em 1976 que ele viveu uma das experiências mais marcantes como torcedor: a morte de Roberto Batata, atacante com mais de 100 gols pelo Cruzeiro, falecido em um trágico acidente na rodovia Fernão Dias. Sete dias após a perda, o Cruzeiro enfrentaria o Alianza Lima, pela Libertadores, e Walter fez de tudo para estar lá e, desta vez, ver o jogo com clareza. “Consegui uma consulta com um oftalmologista, recebi a receita dos óculos e fui atrás de quem pudesse fazer a tempo. Me indicaram um rapaz que trabalhava num prédio no centro de Belo Horizonte. Fiz o pedido com uma condição: precisava estar pronto até às 18h do dia do jogo.”
Porém, ao chegar, os óculos ainda não estavam prontos. Mesmo assim, Walter não desistiu. “Fui ao Mineirão com um pedaço de lente no olho, acho que no esquerdo, uma visão monocular. Valeu cada segundo. Cruzeiro 7, Alianza Lima 1. Quando fizeram o sétimo gol, começaram a só tocar a bola. Parecia que queriam parar ali, no número da camisa do Batata.”
Com emoção, Walter conclui: “É uma história fascinante. Real, única. E eu vivi isso com plena consciência. Como tudo que envolve o Cruzeiro.”
Para celebrar toda essa paixão pelo Maior de Minas, a Betfair preparou uma experiência inesquecível, Walter acompanhou um jogo do Cruzeiro de camarote no Gigante da Pampulha, o Mineirão. “Foi maravilhoso. Nunca imaginei um dia representar a torcida do Cruzeiro à convite da Betfair. Tive a oportunidade de ver os jogadores de perto, de conversar com o Mateus Pereira, pude sentir da beira do gramado a vibração do Mineirão lotado”, afirma Walter.
Para assistir ao segundo episódio da campanha com o torcedor do Cruzeiro, basta acessar o Youtube da Betfair.
A campanha “Betfera do Mês” é uma iniciativa da Betfair, patrocinadora máster de Cruzeiro e Vasco da Gama, criada para homenagear torcedores que representam, com suas histórias únicas, a verdadeira paixão pelos seus clubes. Todo mês, durante o Campeonato Brasileiro, um torcedor de cada time é escolhido para viver experiências exclusivas e inesquecíveis. Os selecionados recebem o título de "Betfera do Mês" e participam de ações especiais promovidas pela Betfair.
A experiência inclui presença em jogos com acesso ao camarote exclusivo da marca, visitas aos vestiários e bastidores, contato com jogadores e participação em conteúdos oficiais do clube e da patrocinadora.
Segundo Aidan Kilcoyne, Head de Patrocínio da Betfair, a campanha foi criada para valorizar quem realmente move o futebol: o torcedor. “Queremos dar voz àqueles que vivem o clube 24 horas por dia, com histórias que emocionam e inspiram. O torcedor é a alma do futebol, é quem canta, sofre, vibra, acredita e segue junto, independentemente do resultado. Com o ‘Betfera do Mês’, nosso objetivo é reconhecer essas trajetórias únicas e proporcionar momentos inesquecíveis para quem faz do amor pelo clube um verdadeiro estilo de vida. Celebrar o Walter é também celebrar todos os cruzeirenses que carregam essa paixão no peito, na pele e na rotina. É uma honra para a Betfair poder fazer parte dessa conexão tão poderosa entre clube e arquibancada”, destaca.
As histórias dos homenageados e os bastidores dessas experiências podem ser acompanhados nas redes sociais da Betfair, do Cruzeiro e do Vasco.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]