O setor de sorvetes no Brasil está em plena efervescência. Impulsionado por temperaturas elevadas no último verão e uma demanda crescente por experiências sensoriais, o segmento registrou um crescimento de 8,5% na última alta temporada (período que vai de setembro de 2024 a março de 2025) segundo pesquisa realizada pela ABRASORVETE (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis), superando em 3,5 pontos percentuais as previsões da entidade para o período. Para 2025, o otimismo continua, com 61,5% das empresas projetando uma temporada ainda melhor e 74,4% planejando aumentar sua produção.
A força do mercado de sorvetes se alinha perfeitamente com a criatividade das Festas Juninas de 2025, que trazem uma forte tendência de inovação e gourmetização dos sabores tradicionais. O foco está em proporcionar experiências sensoriais únicas, com opções que também se adaptam a restrições alimentares e valorizam a produção artesanal, com ingredientes frescos e naturais.
"Mastigáveis" e sabores Juninos reinventados dominam as sorveterias
A grande aposta do mercado, segundo a ABRASORVETE, são os sorvetes "mastigáveis". A textura se tornou tão importante quanto o sabor, buscando uma experiência completa que combina a cremosidade do sorvete com a crocância de toppings variados. Pesquisas indicam que uma parte significativa dos consumidores brasileiros prefere sorvetes que oferecem mais de uma textura.
Nesse cenário, os sabores clássicos das festas de São João são reinventados:
E para intensificar a experiência sensorial e visual, os toppings e as montagens se destacam:
Crocantes Juninos: Pedaços de paçoca esfarelada, pé de moleque quebrado, pipoca caramelizada ou flocos de milho garantem a textura. A tendência de inclusões como crocantes, frutas e caramelos impulsionou o setor.
Doces Cremosos: Brigadeiro de amendoim, paçoca de colher ou doce de leite adicionam indulgência.
Calda de Caramelo: Um toque especial, principalmente em sorvetes como o de pé de moleque.
Texturas Contrastantes: Biscoitos do tipo waffle, nozes, castanhas e amêndoas diversificam a mordida.
Montagens Gourmet: Taças em camadas combinam sorvetes juninos com caldas, cremes e crocantes. O conceito de "sorvete como sobremesa em camadas" é uma inovação notável.
Novas Formas de Consumo: Cones de churros recheados, brownie com sorvete e milk shakes temáticos (milho, paçoca) elevam a experiência.
A criação de novos sabores e o uso de coberturas é um componente que potencializa a criatividade da indústria e traz alguns desafios. "A inclusão precisa complementar o sabor principal do sorvete, criando uma combinação que agrada ao paladar e surpreende", reforça Martin Eckhardt, presidente da ABRASORVETE.
Com investimentos totais de aproximadamente R$ 100 milhões previstos pelos associados da ABRASORVETE para a próxima alta temporada , o setor de sorvetes se mostra vibrante e com grande potencial de crescimento, pronto para marcar ainda mais sua presença nas celebrações juninas de 2025.
Sobre a ABRASORVETE: A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em @abrasorveteoficial.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAILA ABOU MAHMOUD
[email protected]