TENA apoia campanha Junho Violeta e oferece curso gratuito para cuidadores de idosos
Empresa da Essity faz ação na Avenida Paulista em alerta para os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa.
PIERRE CRUZ
23/06/2025 10h24 - Atualizado há 9 horas
TENA promoveu ações nas redes sociais e na Avenida Paulista em alusão à campanha Junho Violeta DIVULGAÇÃO
São Paulo, junho de 2025 – A marca TENA, número 1 em produtos para incontinência urinária adulta, que faz parte da Essity, líder global em higiene e saúde, reafirma seu compromisso com o bem-estar das pessoas e apoia a campanha Junho Violeta, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A empresa, que esteve presente na Avenida Paulista com uma mobilização simbólica no dia 13 de junho, disponibiliza gratuitamente o curso on-line “Cuidado e Conforto com TENA”, voltado a familiares e cuidadores profissionais de pessoas idosas. O conteúdo em vídeos aborda temas essenciais para quem acompanha e assiste pessoas demandam cuidados (idosos, deficientes físicos ou intelectuais, adultos ou jovens com transtornos mentais ou neurológicos, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, entre outros), com orientações práticas sobre higiene, conforto, prevenção de lesões e acolhimento físico e emocional. A proposta é contribuir para a qualificação de cuidadores, tanto profissionais quanto familiares, e promover um ambiente mais seguro, afetuoso e livre de negligência para a população idosa. “O cuidado com a pessoa idosa vai muito além de garantir alimentação e medicamentos em dia. Muitas vezes, a violência ocorre de forma silenciosa, como o abandono ou a violência psicológica. O curso gratuito de TENA oferece informação acessível e prática para que cuidadores se sintam mais preparados e, assim, ajudem a prevenir essas situações”, afirma a enfermeira Patrícia Fera, doutora em Ciências da Saúde - Urologia pela Unifesp e consultora da marca TENA. A urgência do tema se reflete nos dados mais recentes: o Brasil tem 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o Censo 2022 do IBGE — o que corresponde a 15,8% da população. Apenas no primeiro semestre de 2024, o Disque 100 registrou mais de 74 mil denúncias de violência contra idosos, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2023. De 2020 a 2023, mais de 408 mil casos foram denunciados, com destaque para negligência, violência psicológica e abandono, conforme pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com o médico geriatra Milton Crenitte, diretor técnico do Centro Internacional de Longevidade Brasil, é essencial ampliar a consciência sobre as diversas formas de violência que afetam a pessoa idosa. “A agressão física é apenas uma das manifestações. A negligência — como deixar de oferecer cuidados adequados, ignorar necessidades básicas ou isolar o idoso — é uma das formas mais comuns e menos percebidas. Campanhas como o Junho Violeta e iniciativas educativas como este curso ajudam a mudar essa realidade”, afirma o especialista. Com a oferta do curso “Cuidado e Conforto com TENA”, a marca TENA fortalece seu papel no apoio a quem cuida e reafirma seu compromisso com o envelhecimento saudável, com dignidade e livre de violência. Os interessados no conteúdo gratuito podem acessar o site: www.tena.com.br/curso-cuidadores. AÇÃO NA PAULISTA Durante o mês de junho, TENA traz a campanha Junho Violeta para suas redes sociais, com conteúdo educativo sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa e com o apoio da embaixadora da marca, Ana Maria Braga. A empresa realizou, também, no dia 13 de junho uma ação de conscientização na Avenida Paulista. Um casal de promotores com mais de 60 anos distribuiu mais de mil folhetos em formato de flor (violetas), com mensagens sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa: física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual, por abuso financeiro, discriminação, negligência, abandono, entre outras. Além das informações e instruções sobre como denunciar os abusos. Em casos de violência, é preciso acionar as autoridades competentes por meio do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e do número 190, da Polícia Militar, em situações de risco iminente, além de buscar apoio nas unidades municipais de saúde. A ação de TENA teve como objetivo sensibilizar a população para um problema crescente, com foco na educação e valorização de quem cuida. Sobre a Essity A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Saiba mais no site da Essity. RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA Agência Truly Pierre Cruz +55 12 9.97956191 [email protected] Renata Toledo Piza +55 11 9.9248-4412 [email protected] Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pierre Cruz dos Santos
[email protected]
FONTE: http://tena.com.br/