7 dicas que todo visitante da feira da franquias deveria saber (mas poucos sabem)

ABF Franchising Expo 2025 será realizada entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte

GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
20/06/2025 11h07 - Atualizado há 1 dia

7 dicas que todo visitante da feira da franquias deveria saber (mas poucos sabem)
Divulgação
A ABF Franchising Expo 2025, a maior feira de franquias do mundo, será realizada entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Participar do evento é uma oportunidade para encontrar diferentes tipos de negócios, mas é essencial ter um planejamento claro. Definir objetivos, organizar perguntas, estudar o mapa do evento e chegar cedo são estratégias que aumentam suas chances de sucesso. Além disso, investir em networking e manter um pós-evento organizado ajuda a consolidar conexões.

Neste guia, elaborado por Guto Covizzi, diretor de expansão da Bella Capri e diretor regional da ABF para o interior de São Paulo, confira dicas práticas para você extrair o máximo da feira e tomar decisões mais assertivas no franchising.


Defina seus objetivos
O primeiro passo para aproveitar ao máximo uma feira de franquias é definir claramente seus objetivos: você está em busca de novas oportunidades de investimento, expansão de negócios ou networking? “Estabeleça metas específicas e mensuráveis, como identificar três franquias para investimento ou participar de duas palestras sobre marketing”, diz Covizzi.

Organize as perguntas
É importante pesquisar previamente os expositores e planejar suas visitas. Marque os mais relevantes e prepare perguntas personalizadas para cada um, mostrando interesse genuíno. “Organize suas perguntas em categorias, como investimento inicial necessário, suporte oferecido pela franquia, tendências de mercado e diferenciais da empresa”, explica o diretor da Bella Capri.

Estude o mapa
“Estude o layout da feira usando o mapa disponível no site oficial”, recomenda Covizzi. Marque a localização dos expositores desejados e planeje uma rota eficiente para minimizar deslocamentos e incluir sessões de interesse.

Chegue cedo
Chegar cedo é fundamental para evitar multidões nos estandes e garantir conversas mais produtivas com os expositores. Além disso, isso aumenta suas chances de participar das palestras e workshops mais concorridos”, diz o diretor da Bella Capri.

Use roupas confortáveis
Durante o evento, use roupas confortáveis adequadas para caminhar longas distâncias. “Mantenha um equilíbrio entre conforto e profissionalismo para causar uma boa impressão nos contatos importantes que poderá fazer”, comenta Covizzi.

Faça networking
“Não se esqueça de levar uma boa quantidade de cartões de visita para fazer networking eficaz”, lembra o diretor da Bella Capri. Mostre interesse genuíno nas pessoas que conhecer e esteja aberto a conversas espontâneas, pois muitas vezes as melhores conexões surgem de maneira inesperada.

Pós-feira
Após a feira, reserve um tempo para revisar suas anotações e priorizar as informações coletadas. “Entre em contato com seus novos contatos através de e-mails personalizados, demonstrando interesse nos temas discutidos e iniciando conexões sólidas no setor de franchising”, sugere Covizzi.

8 opções de franquias para conhecer que estarão na feira

Bella Capri
Franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na tradicional gastronomia italiana. A rede oferece dois modelos de negócios: o Agile, que envolve drive thru, delivery e retirada; o Mini-Tradizione e Tradizione, para delivery, retirada e consumo no local. Atualmente, conta com 55 lojas em 30 cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Investimento inicial: a partir de R$ 299 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 98 mil
Prazo médio de retorno: a partir de 24 meses

Mercadão dos Óculos
Rede de óticas fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Recentemente, iniciou o processo de expansão internacional, em Portugal. Atualmente conta com 750 franquias em todas as regiões do Brasil.

Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
Prazo médio de retorno: a partir de 13 meses

Stuqui Projetos
Destinada a engenheiros e arquitetos, a Stuqui Projetos é uma rede que trabalha com projetos e um dos grandes diferenciais é que ela já entrega contratos fechados para os seus franqueados A franquia é ideal para pessoas que querem sair da CLT e se tornarem donos do próprio negócio. A rede trabalha com dois modelos, o home based, com baixo investimento, e o modelo escritório, que possui uma estrutura muito mais completa. O modelo home based pode ser utilizado em formato MEI.

Investimento inicial: R$26.634,00
Faturamento médio mensal: R$4.988,00
Prazo de retorno: 16 meses

Recarregaê
Ideal para aqueles que querem uma renda recorrente, a o Recarregaê é uma rede de franquias de totens carregadores com mídia indoor. Na prática, o franqueado realiza a prospecção de empresas para passar anúncio no totem. A escolha do local de totem vai de acordo com o franqueado. O investidor recebe de forma recorrente em planos anuais e mensais, ou seja, quanto maior o número de anunciantes, maior a renda do franqueado.

Investimento inicial: a partir de R$ 14 mil.
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8.316,00
Previsão média de retorno: 6 meses

Evolve
A Evolve é uma rede de franquias que atua no ramo de energia renovável. Os franqueados recebem todo o financiamento, homologação juntos as concessionárias, projetos, instalação, pós-venda e manutenção das placas de energia fotovoltaica. Na prática, o franqueado deve se voltar ao comercial. Entre os perfis de principais clientes estão proprietários de imóveis residenciais, empresários ligados ao agronegócio, pessoas consciente sobre a importância da redução do carbono, condomínios e cooperativas, entre outros.

Investimento inicial: a partir de R$ 14.900,00
Prazo médio de retorno: de 6 a 18 meses
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil

Trip In
A Trip In é uma rede agência de viagens que trabalha tanto com pacotes nacionais quanto internacionais. A rede possui três modelos de franquias, desde o home based até a agência completa. O franqueado deve realizar a venda dos pacotes de viagem e atender os clientes.

Investimento inicial: a partir de R$ 19.900,00
Prazo médio para retorno: de 6 a 18 meses
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil

Ceopag
A Ceopag, é uma microfranquia de meios de pagamento eletrônicos e surgiu para facilitar a atuação de micro e pequenos empreendedores. Com foco no PMEs e MEIs, a rede une os dois segmentos que mais crescem no Brasil: delivery e meios de pagamentos.

Investimento inicial: R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: R$ 10.250,00
Prazo de retorno: 12 meses

Torky
1ª microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel. A rede é especialista em manutenção e reparo de instrumentos populares como guitarras, violões e eruditos de corda. Ela oferece o modelo home-based Case Torky, que nada mais é que uma mala reparadora, que comporta 50 ferramentas para a realização de cerca de 70 serviços, como regulagem, troca de trastes e captadores, limpeza, blindagem e revisão elétrica. Para se tornar franqueado é necessário abertura do MEI como reparador de instrumentos musicais.

Investimento inicial: R$18.800 (incluso taxa de franquia e ferramentas)
Faturamento médio mensal: R$ 3 a R$ 7 mil
Prazo de retorno: 9 a 12 meses

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LEONARDO GUARISO
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