Progresso Bilíngue recebe o selo IB World School em Campinas e Indaiatuba; entenda
Apenas 76 escolas no Brasil são autorizadas a oferecer o programa, que é um diferencial para quem busca aprovação em universidades no exterior e no Brasil
VAGNER LIMA
16/06/2025 11h39 - Atualizado há 12 horas
Colégio Progresso Bilíngue
O colégio Progresso Bilíngue é a primeira escola brasileira a receber o selo IB World School nas cidades de Campinas e Indaiatuba. Com isso, as duas unidades têm oferecido, a partir da 1ª série do Ensino Médio, o IB Diploma - uma espécie de bacharelado com validade em todo o mundo, aceito em substituição ao vestibular ou como requisito obrigatório em faculdades no Brasil e no exterior. O selo IB World School foi criado na Suíça em 1968 pelo International Baccalaureate (IB), uma organização educacional presente em mais de 5 mil instituições de ensino em 162 países. No Brasil, apenas 76 escolas são autorizadas a oferecer algum dos programas do IB. Ao escolher cursar o IB Diploma, o aluno vai estudar um “ensino médio internacional” reconhecido globalmente. Um dos grandes diferenciais é que o sistema IB prioriza a criatividade, o pensamento crítico e uma aprendizagem integral, em vez de focar exclusivamente na preparação para provas e exames. Como funciona o IB? O programa IB é estruturado em seis grupos de disciplinas que abrangem áreas fundamentais do conhecimento: língua e literatura, aquisição de línguas, indivíduos e sociedades, ciências, matemática e artes. “Os alunos escolhem uma disciplina de cada grupo, o que garante uma formação ampla, mas também personalizada, considerando seus objetivos profissionais e universitários”, explica a diretora do Progresso Bilíngue Cambuí, Lena Cypriano. Além das disciplinas, o programa inclui três componentes centrais que desenvolvem habilidades de pesquisa, pensamento crítico e engajamento social: a Teoria do Conhecimento (TOK), que convida os alunos a refletirem sobre o saber; o Ensaio Estendido, uma pesquisa acadêmica aprofundada, que prepara o estudante para os desafios da universidade; e o projeto CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), que estimula o protagonismo social por meio de projetos que combinam criatividade, práticas esportivas e ações de impacto comunitário. O IB propõe um novo olhar sobre o processo de aprendizagem, desafiando o aluno a pensar de forma crítica, resolver problemas reais e construir argumentos sólidos. “A avaliação dos estudantes do IB também foge do modelo tradicional, utilizando métodos diversificados, como redações, estudos de caso, apresentações, experimentos e trabalhos artísticos, permitindo que o aluno demonstre não apenas o que sabe, mas como aplica esse conhecimento em diferentes contextos”, diz o diretor do Progresso Bilíngue Indaiatuba, Rodrigo Caneschi. Além dos benefícios para os estudantes, o IB Diploma proporciona aos professores das escolas acesso a desenvolvimento profissional de alta qualidade e ferramentas pedagógicas inovadoras que incentivam a reflexão e o aperfeiçoamento contínuo. Já para as escolas, ser uma IB World School significa adotar programas educacionais reconhecidos internacionalmente, promover comunidades de aprendizagem colaborativas e contar com uma rede global de instituições parceiras para compartilhar boas práticas. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VAGNER ADACIANO DE LIMA
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FONTE: FSB Comunicação