Saúde conectada: a tecnologia como aliada na eficiência do atendimento

Especialista da CTC destaca como a interoperabilidade entre sistemas transforma a experiência do cuidado em saúde

NINA VAZZOLER
13/06/2025 15h40 - Atualizado há 11 horas

Saúde conectada: a tecnologia como aliada na eficiência do atendimento
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Em um ambiente dinâmico como o da saúde, onde cada decisão pode impactar diretamente a vida de um paciente, garantir que as informações médicas sejam acessíveis e confiáveis é fundamental. No entanto, a fragmentação dos dados ainda representa um desafio para médicos, enfermeiros e demais profissionais, que muitas vezes precisam lidar com sistemas que não se comunicam entre si. Essa falta de integração pode resultar em processos mais lentos, dificuldade no acesso ao histórico clínico dos pacientes e até mesmo redundância em exames e prescrições.

A interoperabilidade de sistemas é essencial para otimizar esse cenário. Ao integrar diferentes plataformas — como prontuários eletrônicos, sistemas hospitalares, operadoras de saúde e laboratórios —, essa capacidade possibilita um fluxo de informações mais ágil, organizado e seguro, garantindo que os profissionais tenham em mãos os dados necessários para a melhor tomada de decisão, essencial para a segurança do paciente e melhores desfechos.

“A integração dos sistemas de saúde não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também fortalece a segurança do atendimento médico, minimizando riscos e permitindo que as equipes de saúde atuem com mais precisão. A falta de comunicação entre diferentes repositórios de informação impactam diretamente a jornada do paciente, fazendo com que o profissional de saúde tenha apenas uma ‘foto’, ao invés do ‘filme’ da saúde do paciente”, destaca André Cripa, diretor de Inovação e Digital da CTC, empresa especializada em soluções de tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em projetos para clientes de todos os segmentos.

Com um ecossistema digital bem estruturado, médicos podem acessar rapidamente exames, alergias, históricos de internação e tratamentos anteriores, reduzindo o tempo de resposta e melhorando a experiência do paciente. Além disso, a interoperabilidade contribui para a diminuição de erros, garantindo que o plano de cuidado seja baseado em informações completas e atualizadas.

“Para viabilizar essa transformação, é essencial investir em soluções que integrem dados de saúde de forma padronizada e segura, utilizando o padrão FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources), que permite a troca estruturada de informações entre diferentes sistemas. Nesse processo, cabe aos gestores de saúde a habilidade de montar corretamente o ‘quebra-cabeça tecnológico’ — conectando as peças certas para que os sistemas se integrem de forma fluida e o fluxo de informações seja contínuo. Plataformas de interoperabilidade e assistentes de IA são exemplos de ferramentas que organizam e disponibilizam dados clínicos de forma inteligente, apoiando decisões mais rápidas, seguras e centradas no paciente”, explica Cripa.

A evolução digital da saúde vai além da modernização de processos; trata-se de construir um sistema mais acessível, fluido e centrado no paciente. A integração de dados permite que as instituições de saúde operem de maneira mais coordenada e eficaz, proporcionando mais tranquilidade tanto para os profissionais quanto para aqueles que buscam atendimento.

 

Sobre a CTC

A CTC é uma empresa brasileira especializada em soluções de TI para o mercado público e privado com mais de 30 anos de experiência em projetos para clientes em todos os segmentos. A companhia possui um extenso portfólio de produtos que vão desde o Desenvolvimento de Aplicações e Alocação de Squads para TI, Serviços de Infraestrutura e Gestão de Ambientes e soluções para todo o ecossistema da saúde como Assistente de IA, Plataforma de Interoperabilidade e AutoAtendimento para os pacientes. Para saber mais, acesse ctctech.com.br
 

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