Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do CEJAM mobiliza moradores e profissionais da saúde em iniciativas de impacto positivo para a comunidade

Programa já plantou mais de 1.300 mudas de árvores, revitalizou espaços públicos e monitora 77 nascentes em territórios como Jardim Ângela e Capão Redondo

VITóRIA ROSA
13/06/2025 13h51 - Atualizado há 2 meses

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do CEJAM mobiliza moradores e profissionais da saúde em
Foto: CEJAM
São Paulo, junho de 2025 – Durante o Junho Verde, mês dedicado à conscientização ambiental, o CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) destaca sua atuação no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) — iniciativa promovida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo —, que contribui na construção de ambientes mais sustentáveis por meio de ações de educação socioambiental, integrando o cuidado com a saúde e o bem-estar da população.    
O programa teve início no CEJAM em 2015 e, desde então, foi responsável pela implantação e manutenção de hortas comunitárias e educativas, revitalização de espaços públicos antes degradados, ampliação de pontos de entrega voluntária de resíduos e pelo monitoramento da saúde de cerca de 300 catadores de materiais recicláveis.
Ao longo da década, plantou aproximadamente 1.300 mudas de árvores, realizou o mapeamento e monitoramento de 77 nascentes  e , em 2024, promoveu a castração de cerca de 200 animais domésticos, por intermédio do APA (Agentes de Promoção Ambiental)

Integrar saúde e meio ambiente é um dos principais objetivos do PAVS. “O programa se conecta diretamente com os princípios da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família, que fortalecem ainda mais a sua atuação”, afirma Michele Assunção, gestora local do PAVS CEJAM.    
As iniciativas se adaptam às especificidades de cada comunidade e são construídas de forma participativa, em parceria com a população local. Entre os destaques, por ser comum a diversas unidades, estão o projeto “Onde Nasce o Lago, Tem Água Pura!”, que realiza o monitoramento da qualidade da água de nascentes de parque municipais do território e promove ações de sensibilização comunitária; o projeto Viveiro de Mudas, que fortalece a agricultura urbana com a produção de mudas utilizadas em hortas comunitárias e educativas; o projeto de Revitalização de Espaços Públicos, que transforma áreas degradadas em espaços de lazer e convivência; e o projeto Magrão – Teoria do Elo e Guarda Responsável, que aborda a relação entre a violência contra animais e outras formas de violência, em articulação com a Atenção Primária à Saúde.
A educação ambiental é um dos pilares do programa, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade. “Atuamos com metodologias participativas, que valorizam os saberes locais e estimulam a reflexão crítica sobre os problemas ambientais que impactam a saúde”, destaca a gestora. “Nosso propósito é gerar autonomia, consciência e protagonismo na transformação dos territórios”.
Para Michele, a promoção da conscientização é o primeiro passo para a transformação. “Acreditamos que quando a população compreende a conexão entre meio ambiente e saúde, passa a ser protagonista das mudanças no ambiente”. Segundo ela, a campanha Junho Verde reforça a importância da sustentabilidade como princípio da saúde pública. “Sustentabilidade não é uma escolha isolada, mas um caminho fundamental para a construção de uma saúde pública mais eficiente, justa e integral”, finaliza.

Sobre o CEJAM   
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com o poder público no gerenciamento de serviços e programas de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Campinas, Carapicuíba, Barueri, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Ribeirão Preto, Lins, Assis, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Itapevi, Peruíbe e São José dos Campos.
A organização faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), e tem a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.
O CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), tendo conquistado, em 2025, a certificação Great Place to Work. O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição. 
No ano de 2025, a organização lança a campanha "365 novos dias de saúde, inovação e solidariedade", reforçando seu compromisso com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). 
 
Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no 
site da instituição
 
Informações à imprensa:  
Máquina  

cejam@maquinacw.com 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Vitoria Rosa Barros
vitoria.rosa@maquinacohnwolfe.com


Notícias Relacionadas »