Mococa investe em capacitação gastronômica com projeto social de gastronomia na cidade-sede da empresa

Iniciativa "Cozinha Paulista" oferece curso gratuito de culinária, confeitaria e empreendedorismo para promover autonomia e geração de renda

SARAH ANDRADE DA COSTA
13/06/2025 18h01 - Atualizado há 16 horas

Mococa investe em capacitação gastronômica com projeto social de gastronomia na cidade-sede da empresa
Mococa

São Paulo, 12 de junho de 2025 – A Mococa, indústria brasileira de laticínios com 106 anos de história, reafirma seu compromisso social ao promover o projeto "Cozinha Paulista", voltado à profissionalização de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa acontece na cidade de Mococa (SP), onde está localizada a sede da companhia, e une capacitação prática em gastronomia e confeitaria a conteúdos de empreendedorismo e gestão de negócios.   

Totalmente gratuito, o curso teve início em maio deste ano, conta com duas turmas, cada uma com 50 vagas, e carga horária de 196 horas. Durante o programa, os participantes aprendem a preparar receitas típicas da culinária paulista, além de pães, doces e sobremesas regionais. A formação inclui, ainda, orientações sobre boas práticas, segurança alimentar e higiene na cozinha. 

Mais do que técnicas culinárias, o “Cozinha Paulista” prepara os alunos para empreenderem ou a buscarem novas oportunidades de trabalho. Os módulos de gestão financeira, controle de custos e aumento de margem de lucro são fundamentais para que cada participante tenha condições reais de gerar renda com autonomia. Para viabilizar a iniciativa, a Mococa aportou financeiramente o projeto, que agora conta com uma cozinha-escola completa, forno industrial, utensílios e demais equipamentos necessários para o aprendizado. 

 

Abertura oficial com coquetel de boas-vindas 

Após um mês de aulas, a cerimônia de abertura oficial da turma aconteceu na noite de terça-feira (10 de junho). Na ocasião, os alunos apresentaram um coquetel aos convidados, que contou com pratos que já aprenderam a preparar durante o curso, demonstrando na prática as habilidades adquiridas.  

“O Cozinha Paulista é mais do que um curso de gastronomia. É uma oportunidade para que os alunos se sintam ainda mais capazes, valorizados e preparados para transformarem suas próprias realidades, seja por meio do empreendedorismo ou do reingresso no mercado de trabalho. Na Mococa, nosso propósito é construir pontes e oportunidades, e esse projeto é um exemplo concreto de transformação social”, afirma Michelle Oliveira, gerente de Marketing da Mococa.   

Com a iniciativa, a empresa reafirma seu papel como agente de desenvolvimento local, unindo tradição e responsabilidade social ao investir no fortalecimento da comunidade por meio da alimentação, da capacitação e da valorização da cultura regional. 

 
 
Sobre o Cozinha Paulista 

O Cozinha Paulista é um projeto social que oferece formação gratuita em culinária e confeitaria para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com 196 horas de aulas, o programa ensina desde técnicas básicas de cozinha até gestão, finanças e empreendedorismo, capacitando os participantes a abrirem um negócio próprio ou ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa valoriza a gastronomia paulista como ferramenta de inclusão e geração de renda, sendo realizada pela Mococa em parceria com o Instituto São Paulo de Arte e Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, além de contar com outras iniciativas locais.

 

Sobre a Mococa

Com 106 anos de história, a Mococa é uma indústria brasileira referência no mercado de laticínios e líder absoluta na categoria de Mistura Láctea Condensada. Fundada em 1919, a empresa foi pioneira na produção de leite em pó e leite condensado em embalagem Tetra Pak no Brasil, reforçando seu compromisso com a evolução tecnológica e a praticidade para o consumidor. Com um portfólio de 23 produtos, a fabricante atende tanto o varejo quanto o food service, entregando itens de alta qualidade, com acessibilidade e transparência. Atualmente, exporta para mais de 15 países, levando o sabor brasileiro ao redor do mundo. Desde sua origem, com a produção artesanal de manteiga, mantém o propósito de oferecer alimentos que conectam tradição, qualidade e respeito ao consumidor, reafirmando sua posição como uma das marcas mais confiáveis do setor.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ANDRADE DA COSTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »