Educação ambiental é força motora para desenvolver mudanças na prática

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a professora Letícia Biral de Faria, da FourC Bilingual Academy, destaca a importância de projetos pedagógicos e consciência coletiva para enfrentar os desafios ambientais

GABRIELA CANAVEIRA MONTEIRO
05/06/2025 12h31 - Atualizado há 11 horas

Educação ambiental é força motora para desenvolver mudanças na prática
Créditos: Freepik

Com o objetivo de promover a conscientização global sobre questões ambientais e incentivar ações em prol da preservação do planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1972, a data de 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2025, o tema central da campanha é combater a poluição plástica, destacando a necessidade de enfrentar esse desafio ambiental que afeta ecossistemas e a saúde humana em todo o mundo. A proposta é promover práticas de reciclagem e reutilização que façam a diferença na preservação ecológica e internalizem ações coletivas em indivíduos, indústrias e governos para um futuro mais sustentável. 

No Brasil, a data é marcada por diversas iniciativas que visam à educação de crianças e jovens e à mobilização da sociedade, sobretudo dentro de instituições educacionais ou em ambientes em que a discussão ambiental seja encarada como uma prioridade. Para Letícia Biral de Faria, professora de Ciências do Ensino Fundamental II da FourC Bilingual Academy, bióloga e mestre em Ecologia, o papel da escola é fundamental para que as crianças desenvolvam a consciência sobre o meio ambiente, principalmente no contexto das mudanças climáticas. “Como educadora, eu entendo que o papel da escola é fundamental para que as crianças desenvolvam a consciência sobre o meio ambiente, sobretudo no contexto das mudanças climáticas. Ensinar sobre preservação, conservação ambiental e assuntos relacionados ao meio ambiente no geral é indispensável para que formemos cidadãos conscientes e, mais do que isso, preocupados em mitigar os desafios enfrentados atualmente nessa área”, afirma. 

A professora também destaca a importância de aproximar os temas ambientais da realidade dos alunos: “É importante que, ao abordar e construir um diálogo com os alunos, nós, professores, os familiares e a comunidade escolar como um todo traga esses problemas para perto. Porque muitas vezes a gente está dentro de uma escola privilegiada e essas crises parecem muito distantes. Então, ao trabalhar assuntos ambientais, é essencial mostrar como o aumento da temperatura global e outros desafios diretamente relacionados ao meio ambiente e à qualidade de vida estão relacionados comigo, com a minha comunidade e com o mundo.” 

Entre as práticas da FourC Bilingual Academy, Letícia ressalta projetos pedagógicos que incentivam o pensamento crítico e a ação prática, como o “Projeto Lixo”, desenvolvido na escola e que promove uma visita ao aterro sanitário seguida de debates entre os alunos. “Esse projeto é importante porque mostra que a gente aproxima a discussão para o dia a dia do aluno, permitindo que ele veja, com seus próprios olhos, a gravidade da questão. Ao confeccionar um foguete com garrafa PET, esta, por exemplo já é uma maneira de reutilizar matéria-prima. Feito isso, discutimos, então, sobre o que seria reciclável ou não, e como a separação adequada dos materiais reduz a quantidade de lixo nos aterros.” 

O problema, que é um desafio da atualidade, chama atenção para o acolhimento emocional diante das preocupações ambientais, especialmente entre os jovens. Letícia explica: “A ansiedade climática tem sido cada vez mais comum. Eu mesma sofro disso. Então, como educadores, precisamos acolher os sentimentos dos alunos, ouvir e dar esperança, mostrando que é possível encontrar soluções por meio da colaboração, da ciência e das parcerias.”  

FourC Bilingual Academy: Com a missão de formar cidadãos globais para uma nova sociedade, a FourC Bilingual Academy é uma escola sediada em Bauru, interior de São Paulo, que possui mais de 600 alunos e 15 anos de experiência no ensino bilíngue. Fundada pela empreendedora americana Sara Hughes, a instituição de ensino se baseia em 4 fundamentos: pensamento crítico, colaboração, cultura e cidadania. O trabalho é realizado junto a uma equipe de profissionais capacitados que fomentam a autonomia dos alunos, ampliando seus recursos e criando oportunidades de desenvolvimento.  
 
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