Projeto leva hip hop para as escolas, despertando o protagonismo juvenil
Idealizado pelo arte-educador Sobrenome de Mello, o "Hip Hop Dando Aula" oferece oficinas gratuitas voltadas para os quatro pilares do hip hop
MARIANA MASCARENHAS
04/06/2025 22h00 - Atualizado há 16 horas
Edição 2 do projeto realizado na E.E Capitão Alberto Graf, em Caieiras / Foto: Divulgação
No dia 7 de junho, a Escola Estadual Otto Weiszflog, em Caieiras (SP), será palco de uma experiência transformadora: o "Hip Hop Dando Aula" retorna em sua sexta edição, propondo uma imersão na cultura hip hop com oficinas que exploram seus quatro elementos fundamentais: MC, DJ, Breaking e Graffiti. A atividade é gratuita, voltada para estudantes da rede pública e está sendo realizada por meio do edital PNAB Caieiras 2024. Idealizado em 2018 pelo arte-educador Sobrenome de Mello, o "Hip Hop Dando Aula" surgiu de uma conversa com sua ex-professora, Lika, e desde então vem conquistando espaço nas escolas da região. "A primeira edição foi totalmente voluntária, num sábado, com boa vontade e camaradagem. E deu tão certo que percebi o potencial para transformar em algo maior", conta o criador da iniciativa. Desde sua estreia, a ação passou por diversas escolas em Francisco Morato e Caieiras, promovendo conhecimento, expressão artística e cidadania. Com uma abordagem que une teoria e prática, as oficinas vão além da simples apresentação cultural. Elas proporcionam uma vivência concreta: os participantes escrevem rimas, criam batidas, dançam, grafitam e aprendem a história do movimento que surgiu nas periferias de Nova York nos anos 70. "A ação aproxima os alunos da escola, promove integração entre estudantes e professores, e valoriza a cultura de forma positiva e inclusiva", afirma De Mello. Ao longo dos anos, a proposta pedagógica foi contemplada por diferentes editais e expandiu seu alcance. Em 2025, além do tradicional formato de workshop, foi desenvolvido um modelo inédito de formação continuada, com seis oficinas sequenciais, encerrando com um festival cultural aberto à comunidade. Além de divulgar os fundamentos da cultura hip hop, a jornada fomenta atitudes de respeito, cooperação e protagonismo juvenil. Os estudantes são instigados a refletir sobre identidade, linguagem e história por meio de práticas artísticas que envolvem o corpo, a palavra e o espaço escolar. "Nós abordamos a questão histórica dos quatro elementos, seus contextos sociais, e o mais importante: colocamos os jovens em ação, participando ativamente", complementa o arte-educador. "Hip Hop Dando Aula" é mais do que uma atividade artística: é uma ferramenta de educação e transformação social. Um convite para que educadores, gestores e jornalistas conheçam de perto como a cultura hip hop pode ser protagonista dentro da escola e agente de mudança nas comunidades. Sobre o idealizador do projeto: Caique de Mello Narcizo é Sobrenome De Mello, arte-educador, MC, poeta, músico e compositor nascido em 1994, no município de Caieiras, em São Paulo. Admirador da cultura hip hop desde a sua infância e com uma criatividade sempre presente, iniciou, ainda na adolescência, a prática da escrita de poemas e redações, motivado pelo RAP e o hábito de ler. Em meados de 2010, a poesia tornou-se hábito indispensável em sua rotina e assim ele começou a participar de saraus e outros eventos da região de Caieiras. Em 2016, iniciou uma nova jornada como um dos fundadores e integrantes do grupo de RAP da região noroeste de São Paulo, Velho Oeste 011. Ficha técnica do projeto: Produção Executiva: Sobrenome de Mello Produção e Financeiro: Claudia Regina Identidade Visual: Borgo One Flyer: TamiSanoli Audiovisual: Atairu Cultura e Multimídia Fotografia: Lucas Lima Equipe Pedagógica Coordenação: Sobrenome de Mello e Tamires Santana Oficineiros(as): Sobrenome de Mello (MC), Coletivo Prelúdio (Breaking), Mimpi (Graffiti) , Makola (DJ) Acessibilidade Intérprete de Libras: Glaucio José de Camargo Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DA CRUZ MASCARENHAS
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