São Paulo, junho de 2025 – Para ter uma operação mais eficiente e de qualidade, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás contam com um Centro de Treinamento de Redes Aéreas, que capacita e treina os colaboradores de manutenção em uma escola montada nos pátios Vila Sônia e Guido Caloi. O Centro de Treinamento das linhas é o primeiro do sistema metroviário de São Paulo e fez com que a equipe de manutenção fique mais qualificada para minimizar impactos operacionais.
Como a equipe de manutenção de catenárias _sistema de linhas aéreas suspensas que fornece eletricidade utilizada para distribuir energia de alta tensão aos trens_, só pode atuar após o término da operação comercial, das 0h30 até as 4h, tempo curto para concluir as intervenções preventivas e corretivas, as concessionárias criaram de um espaço para inovar no processo de treinamento e tratativas para resolução de possíveis problemas, desenvolvendo uma rede aérea em ambiente controlado, com todos os componentes presentes no sistema real.
Essa estrutura permite a simulação de atividades que são executadas em campo, incluindo a substituição do fio de contato, uma das tarefas mais complexas e que exige grande expertise da equipe, além de práticas de manuseio dos equipamentos necessários, como o aterramento da via, fundamental para garantir a segurança da circulação dos trens.
A capacitação teórica consiste em ensinamentos sobre a visão geral da rede aérea, informações técnicas da linha, componentes do sistema, funções e desenhos elétricos. Na parte prática, são realizadas simulações de rotina de manutenção, visitas às oficinas, manobras em chaves seccionadoras, práticas de segurança em fios e cabos e uso do vagão de manutenção.
Os materiais utilizados nos dois centros de treinamento são retirados das vias em condições defeituosas, juntamente com itens novos, o que proporciona aos colaboradores a oportunidade de identificar tanto os componentes que necessitam de substituição, quanto os que se encontram em bom estado. Para a montagem da escola, as concessionárias tiveram praticamente custo zero, pois utilizam materiais reaproveitados de atividades corretivas e que seriam sucateados. Em outros casos, também são usados equipamentos do próprio estoque.
Antonio Marcio Barros Silva, diretor das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, explica que o Centro de Treinamento tem gerado bons resultados para as concessionárias. “Estamos extremamente satisfeitos com o desenvolvimento dessa iniciativa e confiantes de que ela trará cada vez mais benefícios em prol da nossa busca contínua de oferecermos serviços de alta qualidade aos nossos clientes. Parabenizo nosso time de manutenção por ter nos ajudado a criar uma escola didática e que deixará um legado valioso para a empresa, garantindo uma operação segura à medida que detecta precocemente possíveis anormalidades no sistema”, afirma.
Desde a sua criação em 2022, o Centro Treinamento já capacitou quase 80 colaboradores, sendo 39 da ViaQuatro e 40 da ViaMobilidade, e a principal vantagem dessa abordagem é que, ao realizar os treinamentos de forma prática e dinâmica, o time de manutenção pode verificar erros e corrigi-los repetidamente, até que a equipe esteja plenamente capacitada para atuar com precisão nas intervenções durante a madrugada para assegurar o transporte de mais de 1,3 milhão pessoas que transitam, em média, por dia útil pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
Informações à imprensa
Mariana Buccieri – 11 93244-5771
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DE CASSIA BUCCIERI MARQUES
[email protected]