Lançamento da 29ª edição da Parada Gay 2025, ocorreu nesta terça (3), no Teatro Galeria Califórnia, em São Paulo, com o tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”

Jornalista Rodrigo Lico
03/06/2025 19h45 - Atualizado há 2 dias

Lançamento da 29ª edição da Parada Gay 2025, ocorreu nesta terça (3), no Teatro Galeria Califórnia, em São
Divulgação
 

No evento, representantes da ParadaSP recepcionaram os influenciadores e a imprensa para contar algumas novidades previstas para a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a ocorrer no domingo dia 22 de junho de 2025.

 

A concentração está prevista a partir das 10h, em frente ao MASP, De acordo com estimativas do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2025 o Brasil terá mais de 31 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

 

Para Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), : ““Celebrar o orgulho LGBT+ também é honrar quem abriu caminho antes de nós. Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBT+, ainda é um desafio marcado pelo abandono, pelo silenciamento e pela ausência de políticas públicas. Em 2025, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo levanta a voz de quem resistiu, construiu e segue sendo exemplo de coragem. Lutar pelo envelhecimento com dignidade é lutar para que nenhuma pessoa seja deixada para trás".
 

O presidente da Associação também informa e avalia: “A escolha do tema, após consulta pública por meio do Fórum Que Parada Nós Queremos, que reuniu mais de trezentas pessoas em reuniões presenciais, virtuais e participações online de instituições e ativistas que trabalham com a pauta de direitos humanos para a população LGBT+, é também um chamado à ação. É preciso cobrar do poder público a criação de centros de convivência que respeitem a diversidade, de residenciais preparados para acolher corpos e trajetórias plurais, e de políticas públicas que incluam orientação sexual e identidade de gênero como marcadores prioritários no debate sobre envelhecimento. A invisibilidade, a negligência e o preconceito ainda são realidades duras para muitos LGBT+ que envelhecem em um país que pouco discute o tema”.

 

Leonora Áquilla, coordenadora municipal de São Paulo da diversidade e Erika Hilton, deputada federal, foram convidadas mas não compareceram ao evento de lançamento da 29ª edição, onde extimousse um aporte de investimento na ordem de 6 bilhões de reais, com patrocinadores de peso, dentre eles : Amstel; L'oreal; Sephora; Zurich entre outros.  

 

Confira a ordem dos 20 trios

 

Confira a ordem dos trios: 

 
Trio 01 → Trio Abertura - Memória e Resistência 

Pessoas com mais de 50 anos. Apresentadoras oficiais: Silvetty Montilla e Helena Black.

 

Trio 02 → Famílias LGBT+



 

Trio 03 → Trio Prefeitura I



 

Trio 04 → Trio Prefeitura II



 

Trio 05 → Trio Prefeitura III



 

Trio 06 → Ongs HIV/AIDS



 

Trio 07 → Trio Pessoas Aliadas



 

Trio 08 → Trio Patrocinador Sephora

Pedro Sampaio e convidados

 

Trio 09 → Trio Gay



 

Trio 10 → Trio Patrocinadores e Apoios



 

Trio 11 → Trio Bi+



 

Trio 12 → Trio Patrocinadores e Apoios



 

Trio 13 → Trio Lésbicas 



 

Trio 14 → Trio Patrocinador: L'oréal Groupe



 

Trio 15 → Trio Travesti/Trans



 

Trio 16 → Trio Patrocinador: Amstel



 

Trio 17 → Trio de Encerramento Diretoria



 

Trio 18 → Vidas Trans Importam 



 

Trio 19 → LGBTfobia é Crime



 

Trio 20 → Política Pública de Verdade é Empregabilidade

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RODRIGO TELMO LICO
[email protected]


FONTE: Lançamento da 29ª edição da Parada Gay 2025, ocorreu nesta terça (3), no Teatro Galeria Califórnia, em São Paulo, com o tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”
Notícias Relacionadas »