Os números comprovam que as festas de São João já se tornaram uma atração aos brasileiros de todo o país. De acordo com o Ministério do Turismo, só em Campina Grande, na Paraíba, e em Caruaru, no Pernambuco, a expectativa é receber quase 6 milhões de pessoas em 2025. Na Bahia, o último ano foi de recorde na arrecadação: R$2 bilhões movimentados segundo Secretaria de Turismo do Estado (Setur).
Com isso, a cada ano que passa, as pessoas esperam mais. Estruturas de mais qualidade, shows de cantores e cantoras mais famosas, fogueiras mais vistosas e, claro, ativações de marca mais regionais. O live marketing é uma parte fundamental de um evento. Seja nas festas de São João ou em festivais de músicas, todo mundo ficou exigente com as experiências e brindes.
Os festejos do Nordeste, porém, guardam uma particularidade. “É claro que todos os estados e cidades têm suas respectivas culturas, mas aqui é diferente. A força das danças tradicionais, comidas típicas e outros elementos é muito mais forte. Por isso, a ativação de marca precisa se conectar a isso para atingir o sucesso e retorno esperado”, explica a sócio-diretora da Estalo, Maíra Holtz.
A Estalo é um agência de marketing 360 que marca presença nas festas de São João há 18 anos. Só em 2024, as ações produzidas pela agência no Nordeste tiveram mais de 45 milhões de pessoas impactadas. Uma das ativações tem o carinho especial da outra sócio-diretora, Marcela Oliveira: “São João Garoto é UAAU”
As ativações realizadas para a Garoto ganharam o Ouro no ano de 2024 pela AMPRO Awards de melhor campanha de trade marketing. Em Caruaru, a Estalo idealizou um estande na entrada do Parque do Povo e a ação “Minha Serenata”, onde o público pode receber serenatas personalizadas no celular com o auxílio da Inteligência Artificial. Além disso, montou um estande em forma da icônica Caixa de Bombom Amarela para surpreender os visitantes.
Em Caruaru, a Garoto participou do São João com o exclusivo “Mirante UAAAU Garoto” no pátio Luiz Gonzaga. Este mirante suspenso tinha uma vista espetacular do São João a 12 metros de altura, com degustação de chocolates Garoto e fotos impressas.
“Era a primeira vez da marca Garoto em São João e logo em duas das principais cidades das festas. Para ganhar espaço e o carinho do público só havia um jeito: inovando. Felizmente, a entrega aconteceu como esperávamos. Foram ativações que reforçaram a identidade da Garoto e trouxeram experiências únicas em São João”, disse Marcela Oliveira.
Neste ano, a Estalo volta com tudo para as festas que iniciam em junho e uma das grandes ações envolve a Nescafé. A marca chegou com uma proposta clara à agência: não apenas participar, como ser a festa. A solução encontrada, então, foi diversificar ações que já são tradicionais ao público de São João.
“Caruaru terá litros e mais litros de Nescafé com uma pitada nordestina nas próximas semanas. A Estação Ferroviária será o palco de jogos, distribuição de brindes, drinks especiais e apresentação de xotes com trios nordestinos. O público poderá celebrar a cultura e se conectar com a marca de diversas formas”, detalhou Marcela Oliveira.
Entre as ativações, está o famoso “Qual é a música?”. Bastante conhecido nas festas pelo Nordeste, o jogo conecta a cultura de São João ao mundo digital em uma experiência que a pessoa tem 40 segundos para ouvir, acertar a música e, claro, ganhar prêmios. A depender do tempo gasto, pode ser um cordão de celular personalizado da marca, um drink ou um imã de geladeira também personalizado.
Sobre a Estalo
Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, IFOOD, Mercado Pago, Sanofi, entre outras. Com atuação nacional e 18 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Reconhecida como a agência do Carnaval, há 10 anos é responsável por toda a operação de vendas de produtos Ambev com vendedores nas ruas de Salvador, já atuando também nas festas de Recife, Olinda e São Paulo. Já assinou ativações para marcas como 99, Guaraná Antarctica e Seda, por exemplo, durante os principais carnavais do Brasil. Mais informações: @estalobr
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DESPONTIN MALVEZZI
[email protected]