CineConcerto Anime – Edição Naruto transforma realidades em Americana unindo música, anime e inclusão

Projeto de espetáculo musical, com apresentação prevista para outubro, promove oficinas artísticas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

DA REDAçãO
29/05/2025 13h31 - Atualizado há 1 dia

CineConcerto Anime – Edição Naruto transforma realidades em Americana unindo música, anime e inclusão
Divulgação
 

A cultura pop japonesa, os valores universais de superação e amizade do anime Naruto e a potência transformadora da arte estão no centro do CineConcerto Anime – Edição Naruto, projeto sociocultural em andamento em Americana (SP), com apresentação marcada para outubro de 2025. A iniciativa, idealizada pela diretora Renata Borges, promove inclusão social e desenvolvimento artístico por meio de oficinas formativas e ensaios de espetáculo musical e audiovisual, voltado a crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos, acompanhados pela APAM Praia Azul e pelo CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil).

Realizadas na Biblioteca Municipal, as atividades propõem uma vivência imersiva no universo do anime Naruto, com abordagens lúdicas, educativas e artísticas. A programação inclui desde ensaios musicais com harpa e tambores japoneses (taiko) até oficinas de fotografia, modelagem de personagens, criação de logotipos, animação em stopmotion, roteiro, acessibilidade e cubecraft, sendo tudo inspirado no universo narrativo do anime e na cultura japonesa contemporânea.

“Mais do que ensinar técnicas, buscamos criar um ambiente de acolhimento, expressão e pertencimento para esses jovens. Quando eles se reconhecem nos personagens, percebem que podem ser protagonistas de suas próprias histórias. Naruto fala sobre resistência, amizade, sonhos e dores, que são temas que dialogam profundamente com a realidade desses participantes”, afirma Renata Borges, diretora e proponente do projeto.
 

O projeto é viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. Segundo o secretário Vinicius Ghizini, a iniciativa representa o papel essencial da cultura na transformação social. “O CineConcerto é um exemplo inspirador de como arte, música e narrativa podem se unir para gerar impacto positivo. Temos orgulho de apoiar um projeto que respeita as identidades e potencialidades desses jovens, promovendo acesso e cidadania.”

Desde fevereiro, o grupo participa ativamente da construção do espetáculo, envolvendo-se em todas as etapas da produção, que vão do planejamento à criação de personagens, passando por pesquisa de cosplay, elaboração de materiais gráficos e atividades interativas. Ao todo, serão mais de dez oficinas foco na expressão artística, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e valorização da cultura pop como ferramenta pedagógica.

A finalização do projeto está prevista para o mês de outubro, com uma apresentação aberta ao público que reunirá música, audiovisual e performance, celebrando o protagonismo das crianças e adolescentes envolvidos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELO APARECIDO SASTRE
[email protected]


Notícias Relacionadas »