Pesquisa aponta que idosos na faixa etária dos 60 anos estão ingressando mais no ensino superior

Um exemplo é a Adelina Idália, empreendedora que se matriculou no curso de Gastronomia aos 63

ELLEN ALVES
29/05/2025 10h27 - Atualizado há 1 dia

Pesquisa aponta que idosos na faixa etária dos 60 anos estão ingressando mais no ensino superior
Divulgação: Pexels

De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, levantamento feito pelo Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), idosos na faixa etária dos 60 anos ou mais estão mais interessados em ingressar no ensino superior. Segundo a pesquisa, embora ainda representem a minoria nas salas de aula de universidades privadas, os idosos registraram o maior crescimento em número de matrículas em cursos presenciais e à distância no período de 2013 a 2023.
 

Em cursos de educação à distância (EAD), houve um aumento de 672% nas matrículas. Entre esses novos alunos, está Adelina Idália de Sá Soares, de 63 anos. Ligada à cozinha, trabalhou como merendeira em 2004 em uma escola de Monte Mor, no interior de São Paulo. Ao renovar seu contrato de trabalho, teve uma surpresa: precisava ter diploma de ensino fundamental I, algo que não possuía até então.
 

Foi a partir dessa necessidade que um desejo pelo estudo brotou: determinada a mudar aquela realidade, Adelina buscou o Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da Educação Básica voltada para quem deseja concluir os estudos e ao finalizar o ensino médio, decidiu ir além e cursar uma graduação.
 

Apaixonada por culinária, Adelina prestou o Enem e, em um dos exames, conversou com um colaborador da Cruzeiro do Sul Virtual, que a orientou sobre a possibilidade de utilizar sua nota para ingressar em um curso superior. Sem hesitar, ela foi até a instituição e garantiu sua vaga em Gastronomia na modalidade EAD. Agora, é uma dos mais de 51,3 mil idosos matriculados em cursos superiores no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2022, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
 

Atualmente, além dos estudos, Adelina mantém sua rotina de trabalho produzindo salgados para eventos, conciliando a vida acadêmica com o empreendedorismo. Para ela, o ensino a distância foi um facilitador nesse processo. "Estudar no formato EAD tem sido maravilhoso, porque consigo organizar meus horários e ainda trabalhar. Não é fácil, mas a vontade de aprender sempre fala mais alto", destaca.
 

Adelina se tornou um exemplo de persistência e acredita que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos. "Quero que minha história motive outras pessoas. Não importa a idade, sempre podemos recomeçar e aprender coisas novas", reforça.
 

Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de 1.670 polos espalhados pelo país e dois no Japão. A marca possui mais de 360 mil alunos e pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. 
 

Visite: www.cruzeirodosulvirtual.com.br   

Mais informações à imprensa: [email protected] 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELLEN ALVES BATISTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »