Datas comemorativas nacionais e internacionais podem ser aliadas no aprendizado integral das crianças

Festas e celebrações contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecem o senso de pertencimento à comunidade escolar

GIOVANNA ALVES
27/05/2025 10h38 - Atualizado há 1 dia

Datas comemorativas nacionais e internacionais podem ser aliadas no aprendizado integral das crianças
Banco de imagem/Freepik

O calendário escolar dos alunos pode ser muito mais do que uma sequência de aulas e avaliações. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a vivência de experiências culturais e sociais é essencial para o desenvolvimento integral da criança na primeira infância. É nesse contexto que as datas comemorativas — tanto nacionais quanto internacionais — ganham protagonismo como recursos pedagógicos importantes. 

Segundo Renata Sá Freire, diretora e fundadora da Global Me School, escola referência em ensino bilíngue infantil, essas celebrações promovem experiências que ampliam o repertório cultural e emocional dos alunos: “Mais do que marcar uma data, esses momentos de celebração nos aproximam das famílias e são um importante momento para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na escola pelas crianças. Além disso, os eventos são importantes aliados no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e do respeito às diferenças, sempre conectando a tradição ao cotidiano dos alunos”. 

A diretora conta que essa ação é muito presente na Global Me School, onde é possível celebrar tanto o calendário internacional, como datas tradicionais de países anglófonos (onde o inglês é a língua oficial ou predominantemente falada) como Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e Halloween, assim como de datas tradicionais brasileiras como carnaval e festa junina. A proposta é integrar valores e práticas de diferentes culturas em um ambiente acolhedor, em que as crianças possam aprender de forma ativa e significativa.

“O planejamento das datas comemorativas parte sempre de um objetivo pedagógico. A Festa Junina, por exemplo, que será celebrada neste ano, permite trabalhar expressões culturais regionais, organização de ambientes, culinária típica, danças e músicas populares, sempre com participação ativa das crianças em todo o processo”, complementa a diretora.

Ainda de acordo com Sá Freire, essas celebrações também são grandes oportunidades para estimular a criatividade, a autonomia e a curiosidade das crianças. Atividades como criação de cartazes temáticos, confecção de fantasias, elaboração de receitas em grupo e montagem de cenários são algumas opções de atividades destacadas pela porta-voz para serem trabalhadas com os alunos. 

“Quando a criança pratica, ela também aprende sobre uma nova tradição e se envolve ativamente na construção daquela atividade, tornando o aprendizado muito mais significativo. Além disso, nesses momentos também conseguimos envolver as famílias nos eventos e é uma outra forma de estreitar ainda mais o relacionamento entre casa e escola, reforçando que a educação é uma construção coletiva, cheia de sentido e afeto”, finaliza Renata. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »