A quadra da Escola Cremilda Maria, no bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, foi palco no sábado (24) do Internúcleos do IEE, onde crianças e adolescentes do Projeto Rede de Núcleos participaram de um dia de diversão e prática de esportes variados. Todos os participantes são da rede municipal de ensino e são atendidos em cinco cinco comunidades: Garapu, Ponte dos Carvalhos, Engenho Ilha, Charneca e Pontezinha, em iniciativa do IEE e que conta com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Esportes.
A atividade reuniu cerca de 90 crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano. De acordo com o subcoordenador do IEE no município, Amauri Santana, o Internúcleos tem como objetivos principais promover a diversidade esportiva, incentivar a interação entre os jovens líderes de diferentes núcleos, fortalecer a integração e a socialização dentro do projeto, além de ampliar o repertório esportivo e cultural dos participantes. No Cabo, o ‘Rede de Núcleos’ existe desde 2018 e atende aproximadamente 3 mil estudantes a partir dos 4 anos com atividades semanais. O Cabo é a única cidade do Nordeste a contar com o projeto do Instituto, que também se faz presente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Jogos não convencionais - A programação incluiu seis estações de jogos não convencionais, Tchoukball (mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol), Parkour (o próprio corpo é utilizado como equipamento para transpor obstáculos urbanos ou naturais), Flag Football (semelhante ao futebol americano), Ultimate Frisbee (mistura de futebol e basquete com frisbee), Quadribol (inspirado em Harry Potter, com elementos de rugby, vôlei e handebol) e Base 4 ( jogo com características recreativas, promovendo diversão e integração entre os estudantes).
Os estudantes estavam bastante animados. “Para mim está sendo emocionante, eu como jovem líder do projeto acho muito legal a gente poder ter um dia diferente, aprendendo vários jogos”, disse Kauê Adrian, 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Manoel Davi em Ponte dos Carvalhos. “Eu já estava ansiosa para participar desse evento. Está sendo muito bom poder brincar aqui e conhecer outras pessoas”, comentou Thailany Cavalcante, 13, aluna do 8º ano na Escola Municipal Antônio Benedito em Garapu, que faz parte do projeto desde 2023.
“Iniciativas como essa são muito importantes, que incentivam nossas crianças e adolescentes a praticar esportes e se socializar”, comentou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, que participou do evento.
Matheus Lima, coordenador de esporte educacional do município também acompanhou o Internúcleos. "Ver nossas crianças ativamente envolvidas em jogos colaborativos, reforça a importância de iniciativas que valorizam o brincar, o aprender e o conviver. O Instituto Esporte e Educação tem sido um grande parceiro nessa missão, contribuindo para tornar o esporte mais acessível e significativo nas escolas, em uma parceria que tem ampliado horizontes, além de fortalecer uma proposta pedagógica que forma não apenas atletas, mas cidadãos conscientes e solidários", ressaltou.
O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em 26 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto CCR, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]