São Paulo, maio de 2025 – Em um cenário em que a fluência em inglês ainda representa um diferencial competitivo para a inserção no mercado de trabalho, as aulas de idiomas personalizadas têm se consolidado como alternativa eficaz para melhorar o desempenho e a inclusão de estudantes brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada em 2024 pela Viva América – assessoria de serviços imigratórios –, 92,1% dos brasileiros que viajam ao exterior não têm fluência na língua inglesa, o que evidencia limitações dos métodos tradicionais de ensino.
Diante desse desafio, a personalização do ensino surge como uma abordagem estratégica para tornar o aprendizado mais efetivo, humanizado e centrado nas necessidades reais dos alunos. “A escuta ativa, o repertório cultural e os objetivos individuais devem estar no centro do processo pedagógico. Cada aluno aprende de forma diferente, e é papel da escola reconhecer e adaptar-se a isso”, afirma Marta Celestino, CEO da Ebony English.
Com atuação 100% online desde 2016, a Ebony English oferece cursos que consideram o nível de conhecimento e as motivações de cada estudante, sejam elas profissionais, acadêmicas ou pessoais. Entre as opções estão o Intensivo de Conversação, com foco na prática oral em aulas ao vivo, e o Business English, voltado ao uso do idioma no ambiente corporativo.
Além de acelerar o aprendizado, o ensino personalizado contribui diretamente para a equidade educacional. “Ainda existem barreiras culturais, emocionais e financeiras que dificultam o acesso ao ensino de idiomas. Criar ambientes seguros, acolhedores e conectados às vivências dos alunos é essencial para romper essas barreiras”, explica Marta.
Segundo a executiva, essa abordagem também atua na redução da evasão escolar e no fortalecimento da autoestima de estudantes historicamente marginalizados. “Quando o conteúdo faz sentido e respeita o ritmo do aluno, ele se sente parte ativa do processo. Isso impacta não apenas a fluência no idioma, mas também sua confiança para ocupar espaços antes inacessíveis”, complementa.
Com o avanço das tecnologias e das práticas pedagógicas, o ensino adaptado se alinha às principais inovações do setor educacional. Com um aprendizado da língua inglesa ainda sendo considerado um fator competitivo, investir em metodologias centradas no estudante não é só uma tendência, é uma necessidade estratégica para quem quer transformar a educação com propósito e impacto social.
Sobre a Ebony English
Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afrodiaspórica.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA SANSONI
[email protected]