Fundação CASA da capital discute recomeço com familiares de jovens atendidos

Durante reunião mensal de família na Fundação CASA Rio Tâmisa, foi trabalhada a oficina “Juntos na volta – Recomeços após a Fundação”

CAMILA SOUZA
23/05/2025 17h28 - Atualizado há 2 dias

Fundação CASA da capital discute recomeço com familiares de jovens atendidos
Fundação CASA/Divulgação
Um dos grandes desafios que adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) e seus familiares enfrentam são os caminhos a seguir quando a execução da medida socioeducativa de internação chega ao fim, após decisão do Poder Judiciário.

Para acolher as dúvidas e sentimentos dos familiares, durante a reunião mensal de famílias no dia 13 de maio, a equipe de referência da Fundação CASA Rio Tâmisa, em São Paulo, promoveu com os parentes dos jovens presentes a oficina “Juntos na volta – Recomeços após a Fundação”.


A oficina teve dois momentos: um de motivação, com servidores do centro de atendimento, e um de esclarecimento sobre o Cento de Atenção Psicossocial (CAPS), com a equipe multidisciplinar do CAPS Infantojuvenil III Aricanduva, localizado no bairro da zona leste da capital paulista.

Na primeira etapa, a equipe da Fundação CASA Rio Tâmisa incentivou os familiares a expressar seus sentimentos atuais, como os medos e os compromissos que esperam firmar com seus filhos quando ocorrer a desinternação. A equipe que acolheu as angústias das famílias foi formada pela assistente social Maria Aparecida da Silva, a psicóloga Edna de Oliveira Santos e a pedagoga Marghie Penha Costa Lima.

Já no segundo momento, o arte-educador Helio Antonio de Lima Junior, a assistente social Susan de Macedo e a estagiária de Psicologia da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Marina de Santana Oliveira apresentaram o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial, que vai além da medicação. Os profissionais falaram sobre as oficinas pedagógicas e ferramentas oferecidas, assim como os espaços diversificados que focam na saúde mental dos frequentadores.

“A equipe buscou desmistificar o senso comum que norteia o nome CAPS, enfatizando os recursos em saúde mental que podem ser acessados tanto no atual momento dos jovens em medida e de seus familiares, como para além da medida socioeducativa”, explicou a diretora do centro de atendimento, Wanessa Alves de Oliveira. “Os familiares gostaram da oficina.”

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca: “Iniciativas como esta colaboram muito para fortalecer a relação entre a equipe do centro de atendimento e os familiares dos jovens atendidos, que são imprescindíveis durante e após o cumprimento da medida socioeducativa, além de reforçar os laços no trabalho em rede, oferecendo suporte para a qualidade de vida depois da desinternação”.

Além do contato entre familiares e as equipes nos centros socioeducativos, a Fundação CASA mantém o Canal da Família, um meio institucional de diálogo direto entre a Fundação CASA e pais, mães e/ou responsáveis pelos adolescentes em atendimento em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é esclarecer com a maior brevidade possível a dúvida enviada pelo familiar. O contato pode ser feito de três formas: por meio de formulário disponibilizado no site da Instituição, pelo endereço de e-mail [email protected] ou pelos números de telefone 0800 777 32 72 (ligação gratuita) e (11) 2927-9950 (com cobrança conforme a operadora de telefonia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »