JUBs Atléticas 2025: Goiás e Maranhão recebem a maior celebração universitária do esporte brasileiro

Pela primeira vez com duas sedes simultâneas, evento reúne milhares de estudantes em 15 modalidades e promete integração, diversidade e impacto regional em Goiás e Maranhão

PREZZ COMUNICAçãO
21/05/2025 12h02 - Atualizado há 19 horas

JUBs Atléticas 2025: Goiás e Maranhão recebem a maior celebração universitária do esporte brasileiro
Célio Júnior/ CBDU
Duas cidades, um só espírito esportivo. A partir do dia 21 de maio, os estados de Goiás e Maranhão serão palco da terceira edição do JUBs Atléticas, competição promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Pela primeira vez, o evento será realizado simultaneamente em duas sedes — Goiânia (GO) e São Luís (MA) — para ampliar o acesso de estudantes de todo o país às disputas esportivas e momentos de integração.

Pela primeira vez, o evento será realizado em duas sedes ao mesmo tempo, iniciativa que busca ampliar o alcance do torneio e facilitar o acesso de atletas universitários de diferentes regiões. A expectativa é que milhares de estudantes, representando suas atléticas em um dos maiores eventos esportivos universitários do Brasil, superando os 18 mil participantes do ano passado.


Para o Presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, esta é uma celebração da democratização do esporte. "Os JUBs representam muito mais do que uma competição esportiva. Eles são a expressão viva do protagonismo estudantil, da inclusão e da força do desporto universitário brasileiro. A cada edição, vemos o crescimento do engajamento das atléticas, o surgimento de novos talentos e o fortalecimento dos laços entre jovens de todas as regiões do país. O esporte é uma ferramenta de transformação — e os JUBs são a prova concreta disso."

No total, serão 15 modalidades em disputa: basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, futsal, futevôlei, handebol, natação, poker, sinuca, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Entre os destaques da edição deste ano estão as modalidades não convencionais, como poker e sinuca, e também as competições que reforçam a identidade das atléticas, como o desafio de bateria universitária e o tradicional cabo de guerra, que deve atrair torcidas barulhentas e muita emoção fora das quadras.

Além dos campeões por modalidade, o torneio também premia a atlética com maior pontuação acumulada, que leva o título de campeã geral. Nas duas últimas edições, quem levou a melhor foi a Atlética Halterada, de Recife, e a disputa em 2024 promete ser ainda mais acirrada.

A estrutura do evento também movimenta a economia local nas duas cidades-sede, com impacto direto em setores como hotelaria, transporte, comércio e alimentação. Com a presença de estudantes de várias partes do Brasil, o JUBs Atléticas vai além do esporte e se consolida como um evento de integração e desenvolvimento regional.

Além disso, os jogos universitários são uma importante passagem para atletas profissionais que disputam campeonatos de destaque, como mesmo os Olimpíadas. Nomes que fizeram história no esporte nacional como Maurren Maggi, Daiane dos Santos, Natália Falavigna, Diogo Silva, Aurélio Miguel, Robson Caetano,  Ronald Julião, deixaram sua marca nos JUBs.

O JUBs Atléticas Maranhão e o JUBs Atléticas Goiás são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com a Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (FAME) e a Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU) , tendo o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Governo do Maranhão, da prefeitura de Goiânia, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Goiás. Os eventos ainda têm como parceiros esportivos a Ícone Sports, Tropical Brasil, Joma, Spalding, Kempa e Grécia/Integralmédica.

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas no site oficial da CBDU:
 cbdu.org.br

JUBs Atlética 2025
Site: www.cbdu.org.br
Instagram: @cbdu
Youtube: @cbdutv
TikTok: @CBDUBrasil

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »