Time do Alto Tietê vai para o estadual do Torneio de Basquete da Fundação CASA

Equipe da Fundação CASA Terra Nova, de Itaquá, conquistou o torneio regional e a vaga para a próxima etapa

CAMILA SOUZA
22/05/2025 15h37 - Atualizado há 18 horas

Time do Alto Tietê vai para o estadual do Torneio de Basquete da Fundação CASA
Fundação CASA/Divulgação
As disputas regionais do VIII Torneio Estadual de Basquete da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) continuam. Na última segunda-feira (19), mais uma equipe se classificou para a etapa estadual: o time formado por adolescentes em medida socioeducativa na Fundação CASA Terra Nova, de Itaquaquecetuba, município da Região Metropolitana de São Paulo.

Os jovens conquistaram a vaga para o estadual após serem campeões no torneio regional promovido entre seis equipes de centros de atendimento do Alto Tietê e Vale do Paraíba, integrantes da antiga Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP) da instituição. A final foi contra o time da Fundação CASA Guarulhos. Em terceiro lugar ficou a equipe da Fundação CASA Guayí, de Guarulhos, que venceu o time da Fundação CASA Atibaia na disputa. Todas as partidas aconteceram na quadra da Fundação CASA Tamoios, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.


Ainda competiram no regional as equipes dos centros de atendimento de internação de Jacareí e São José dos Campos. Os seis times foram divididos em dois grupos – A e B – em que todos jogaram entre si e os dois com melhor pontuação seguiram para as semifinais e finais.

No grupo A, entre os times Guarulhos, Tamoios e Terra Nova, Guarulhos e Tamoios obtiveram os melhores resultados. Já no grupo B, entre Atibaia, Guayí e Jacareí, os dois primeiros seguiram para as semifinais. As disputas das semifinais foram em partidas únicas, com Guarulhos superando Atibaia e Terra Nova ganhando do time da Fundação CASA Guayí.

Os três primeiros colocados receberam medalhas e a equipe da Fundação CASA Terra Nova levou o troféu inédito na modalidade para o centro de atendimento em Itaquá. O Torneio seguiu as regras oficiais na modalidade da International Basketball Federation (FIBA) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

De acordo com o diretor da Fundação CASA Terra Nova, Cristiano Teodoro, os sete adolescentes que compuseram a equipe treinaram bastante, sob comando do profissional de Educação Física Eduardo Pires. “Montamos duas equipes internas preparatórias e eles jogaram entre si, até chegarmos à composição final do time. O apoio e incentivo das equipes, aliados à dedicação do profissional de Educação Física, fizeram toda a diferença para a conquista”, afirmou o diretor.

Já estão classificadas para o estadual da 8ª edição do Torneio as equipes dos centros de atendimento Itaquera e Vila Guilherme, da capital paulista, representando a Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP), e Terra Nova, representante da antiga DRVP.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reafirma a importância de promover torneios de modalidades esportivas distintas. “O acesso ao esporte e o desenvolvimento físico saudável são direitos desses adolescentes, e os profissionais de Educação Física da Fundação CASA trabalham diferentes modalidades nos centros de atendimento, indo muito além do contato com o futebol. As competições que realizamos servem para ampliar essas práticas esportivas e proporcionar a convivência em sociedade mesmo durante o cumprimento da medida socioeducativa”, explica a presidente.

A etapa estadual do Torneio de Basquete da Fundação CASA está programada para acontecer no mês de junho, com as disputas dos grupos dos times masculinos classificados nas etapas regionais, além da definição da equipe campeã na categoria feminina.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »