A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está recebendo inscrições para matrículas do 2º bimestre letivo até o dia 5 de junho. Há vagas disponíveis para o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e Ensino Médio (da 1ª à 3ª série), tanto em tempo parcial quanto integral. A Seduc-SP também oferece oportunidades para quem deseja retomar os estudos ainda em 2025, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas noturnas e currículo organizado por semestre. Para o EJA do Ensino Fundamental (anos finais), a idade mínima é de 15 anos, e para o Ensino Médio, 18 anos.
Os interessados podem realizar o cadastro em qualquer uma das 5 mil escolas estaduais e nos postos de atendimento do Poupatempo, mediante apresentação de RG, histórico escolar e comprovante de residência. Estudantes maiores de 18 anos podem se inscrever diretamente. Outra opção é a Secretaria Escolar Digital (SED), onde novos alunos podem realizar um pré-cadastro online. O sistema direcionará o estudante para a unidade mais próxima com vagas disponíveis, conforme a etapa de ensino.
Adicionalmente, a Seduc-SP abriu o período para pedidos de transferência de estudantes já matriculados na rede estadual que desejam mudar de escola na mesma cidade ou para outra localidade. A solicitação deve ser feita online, através do sistema SED, na seção "Intenção", utilizando o perfil do responsável ou do próprio aluno, caso seja maior de idade.
Além das matrículas regulares e da EJA, a Seduc-SP oferece a oportunidade de aprender um novo idioma nos Centros de Estudos de Línguas (CELs). São 151 unidades que disponibilizam aulas gratuitas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, português para estrangeiros e Libras. As aulas são presenciais e ocorrem no contraturno escolar. A disponibilidade de vagas varia de acordo com o idioma e a unidade do CEL.