Brasil atinge marca de USD 2,8 bilhões em importações de materiais plásticos no último trimestre

Segundo estudo da fintech Vixtra, importação da matéria-prima cresceu 25% no último ano

ASSESSORIA DE IMPRENSA
20/05/2025 15h54 - Atualizado há 18 horas

Brasil atinge marca de USD 2,8 bilhões em importações de materiais plásticos no último trimestre
Freepik

As importações de materiais plásticos, matéria-prima fundamental para diversas indústrias, bateram USD 2,8 bilhões no começo de 2025. Segundo estudo realizado pela Vixtra, fintech de soluções para importadores,  com base em dados da Secretaria do Comércio Exterior, há um aumento de 8% no volume importado comparado há um ano.

Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, chegaram ao Brasil 1.376 mil toneladas, enquanto nos últimos meses foram mais 1.493 mil toneladas. Se aumentar o período de análise, o aumento é ainda mais significativo. No último ano, de março de 2024 a fevereiro de 2025, a importação de plástico cresceu 25,9%, chegando a 5.787 mil toneladas. No período anterior, o total foi de 4.595 mil toneladas.



A versatilidade do plástico - que se trata de um material leve, resistente e isolante, capaz de ser moldado de diversas formas -, aliada a durabilidade e baixo-custo do produto, o tornam uma matéria-prima essencial em diversas indústrias: embalagens, peças automotivas, componentes eletrônicos, materiais de construção, roupas e brinquedos. Também é indispensável na indústria médica para embalagens e dispositivos médicos, além da produção de móveis e utensílios domésticos. 

As importações no segmento em 2024 totalizaram USD 11 bilhões, uma média de USD 9, 32 milhões por mês. Segundo o estudo, os estados com maiores números de importação nos últimos três meses foram São Paulo (30,1%) e Santa Catarina (29,6%). Já os países dos quais o Brasil mais importa foram Estados Unidos e China, totalizando 46,9% e somando mais de USD 1,3 bilhões.

“A demanda por plásticos tende a continuar em alta, especialmente se considerarmos o valor e flexibilidade do produto. Além disso, com ajustes nas abordagens sustentáveis por parte de grandes empresas, é possível que nos próximos meses e anos haja um crescimento no consumo de plástico reciclável, que ganha cada vez mais relevância devido à busca por soluções mais eficientes na cadeia de produção e consumo”, finaliza Guilherme Rosenthal, co-CEO da Vixtra. 

 

Sobre a Vixtra

Fundada em 2021, a Vixtra é a primeira Fintech especializada em crédito para importadores e tecnologia de gestão financeira orientada à resultados. Nossas soluções financeiras dispensam o uso de duplicatas e ativos como garantia, uma inovação que revoluciona o mercado permitindo que Importadores que movimentam à partir de 200 mil reais por mês em cargas marítimas em trânsito,  tenham acesso a crédito especial, que não impacta outras linhas de crédito ou financiamento. A Vixtra é composta por especialistas em finanças, tecnologia e importação dedicados a ajudar importadores a fazerem melhores negócios, ter acesso a crédito suplementar e gerir com maior eficiência as suas importações.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVI DE SÁ VIEIRA DE GOUVEIA LANÇAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »