Incentiva APVS divulga lista de jovens atletas selecionados para programa de incentivo ao esporte

CARLOS SOUZA
21/07/2025 14h54 - Atualizado há 8 horas

Incentiva APVS divulga lista de jovens atletas selecionados para programa de incentivo ao esporte
Foto Divulgação

O Incentiva APVS, projeto da APVS Brasil, divulgou os nomes dos atletas da 4ª edição do programa. A iniciativa abrange esportes olímpicos, paralímpicos e artes marciais, oferecendo apoio a jovens promessas do cenário nacional. Ao todo, doze jovens com idade entre oito e dezoito anos foram selecionados, representando oito modalidades esportivas. 

Natação, ginástica rítmica, atletismo, atletismo paralímpico, tênis de mesa, jiu-jitsu, bocha paralímpica e judô foram os esportes contemplados. Júlia Barreto é a atleta mais jovem, com apenas oito anos de idade. Natural de Minas Gerais, Júlia já conquistou campeonatos internacionais de jiu-jitsu e possui trajetória marcada por dedicação e evolução em busca do alto desempenho. “Quero continuar evoluindo e conquistar ainda mais competições nacionais e internacionais”, diz a jovem a atleta.

Iniciativas como o Incentiva APVS ganham ainda mais relevância diante de dados recentes. Pesquisa nacional da Ticket Sports, divulgada em abril de 2025, revelou que mais de 55% dos jovens brasileiros de 15 a 25 anos enxergam o esporte como parte essencial do estilo de vida. Segundo o levantamento, a participação de atletas dessa faixa etária em eventos esportivos no país cresceu significativamente, passando de 7,9% em 2023 para 11% em 2024.

“O Incentiva APVS existe justamente para alimentar o entusiasmo e dar condição de crescimento aos atletas, oferecendo estrutura, visibilidade e apoio para que esses jovens transformem paixão em oportunidade real de futuro”, afirma Arthur Silva, gerente de marketing do projeto.

Dentre os atletas selecionados, quatro são paralímpicos. Luiz Henrique e Luiza Victoria representam a bocha paralímpica, e têm o sonho de integrar a seleção brasileira da modalidade. Estephany Alice, do atletismo paralímpico, sonha em se tornar uma das melhores atletas T11 (deficiência visual quase total) do mundo. Também do atletismo paralímpico, Kassia Aparecida sonha em representar o Brasil em competições internacionais e levar sua história de superação para o mundo.

O projeto Incentiva APVS passou a selecionar atletas paralímpicos a partir de sua terceira edição, reforçando o compromisso com a inclusão e o fortalecimento dos atletas paralímpicos brasileiros. Esse apoio vem ao encontro do excelente momento vivido pelo Brasil nas últimas competições internacionais. Na última Paralimpíada, o Brasil conquistou sua melhor colocação na história, terminando em quinto lugar no ranking geral, com 25 medalhas de ouro. 

“Mais do que dar suporte, queremos transformar realidades. O apoio ao atleta paralímpico é um passo importante para um esporte mais diverso, justo e acessível a todos”, concluiu Arthur Silva.

Confira a lista dos participantes:

  • Anita Junqueira, 12 anos – Natação
     
  • Beatriz Moreira, 9 anos – Ginástica rítmica
     
  • Estephany Alice, 16 anos – Atletismo paralímpico
     
  • Kassia Aparecida, 18 anos – Atletismo paralímpico
     
  • Gabriel França, 10 anos – Natação
     
  • Isabelle de Lima, 13 anos – Tênis de mesa
     
  • Luis Henrique, 11 anos – Tênis de mesa
     
  • Luiz Henrique, 15 anos – Bocha paralímpica
     
  • Luiza Vitória, 15 anos – Bocha paralímpica
     
  • Mariana Victoria, 12 anos – Judô
     
  • Júlia Barreto, 8 anos – Jiu-jitsu
     
  • Pietro Costa, 13 anos – Jiu-jitsu

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS JOSÉ DE SOUZA JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »