Conheça cinco benefícios do uso da Automação Agêntica no setor de compras e suprimentos

Para a UiPath, empresa líder em automação agêntica, os agentes de IA não se limitam à automação de tarefas e trazem aos processos de compras raciocínio e planejamento orgânicos, em tempo real, quase em nível humano

Luciana Santos Tardioli
20/05/2025 13h11 - Atualizado há 7 horas

Conheça cinco benefícios do uso da Automação Agêntica no setor de compras e suprimentos
Edgar Garcia, VP da UiPath para Latam I Divulgação - UiPath

São Paulo, maio de 2025 - Empresas líderes de mercado enxergam o setor de compras como instrumento de competitividade global, para garantir ética na cadeia de valor, mitigar impactos socioambientais negativos e gerar economia em escala. Sem uma área de compras estrategicamente estruturada, a empresa corre o risco de efetuar aquisições desnecessárias ou duplicadas, reduzir o poder de negociação, enfrentar questões  legais ou se aliar a fornecedores instáveis. “Por isso, temos visto uma transformação significativa em andamento no setor de compras e suprimentos, com a automação agêntica participando da gestão da cadeia de diversas organizações”, diz Edgar Garcia, Vice-Presidente da UiPath para a América Latina. A UiPath é empresa líder global em automação agêntica. 

A percepção de Garcia dialoga com números de pesquisas de mercado recentes. Segundo levantamento de 2023 do Gartner, por exemplo, 60% das empresas globais implementaram ou estão implementando IA para automação de sourcing e compras.

“Essa tendência se justifica porque a automação agêntica tem permitido que o processo de compras, da aquisição ao pagamento, em vez de algo fragmentado, opere em um ecossistema coeso e inteligente que integra todas as etapas do fluxo, da terceirização e gestão de fornecedores à contratação e pagamentos. E isso traz benefícios muito estratégicos à empresa”, explica Garcia.  

Para a UiPath, os agentes de IA não se limitam à automação de tarefas e trazem aos processos raciocínio e planejamento orgânicos, em tempo real, quase em nível humano. “É a integração perfeita entre IA, robôs e o pensamento estratégico das pessoas”, resume Garcia.

Abaixo, a empresa lista cinco principais benefícios da automação agêntica para o setor de compras e suprimentos, com base nos mais de 10 mil clientes atendidos em diferentes países, entre eles o Brasil. 

  1. Planejamento preditivo da demanda: um esforço colaborativo

Com a automação agêntica, a empresa reduz falhas de comunicação entre as equipes de compras e sourcing. Os agentes de IA funcionam como uma ponte, fornecendo à equipe insights em tempo real para a tomada de decisão. “Imagine um sistema que faz a previsão do quanto de alumínio será necessário para a fabricação de automóveis e alerta as lideranças sobre potenciais flutuações de custo. Essa previsão permite que a empresa seja proativa, garantindo uma boa posição no mercado”, ilustra Garcia.

Agentes de IA fornecem insights e previsões em tempo real, robôs cuidam do processamento e integração de dados, e os profissionais interpretam os resultados e tomam decisões estratégicas. Essa abordagem, que a UiPath chama de colaborativa, garante que o planejamento de demanda não seja orientado apenas por dados, mas também pelas características e circunstâncias de cada setor.

  1. Compras inteligentes: dos dados à estratégia

O processo de compras e terceirização tem sido, há muito tempo, um malabarismo de e-mails e planilhas. Com a automação agêntica, os agentes de IA podem atuar como coordenadores que agregam dados de várias fontes em um único painel abrangente, analisando as informações e orientando robôs para a entrada de dados e geração de relatórios. “Isso libera o pessoal de compras para se concentrar nas negociações estratégicas e na construção de relacionamento com os melhores fornecedores”, diz Edgar.

  1. Integração simplificada de fornecedores: eficiência e conformidade

Agentes de IA podem conduzir pesquisas aprofundadas sobre potenciais parceiros e fornecedores, avaliando riscos e custo-benefício. Podem até apoiar na customização de contratos mais específicos, se for necessário. Isso significa colaborar para reduzir riscos financeiros e reputacionais e para a definição de uma cadeia de valor cada vez mais alinhada às premissas e compliance da empresa. 

  1. Compras reinventadas: o ecossistema de compras inteligente

Conduzir atividades de compras de forma mais inteligente e autônoma, com base nos níveis de estoque, é outra vantagem do uso da IA agêntica. Isso traz economia e previsibilidade. 

  1. Refinamento financeiro: otimizando o capital de giro com precisão

Na área de pagamentos e gestão de capital de giro, os agentes de IA realizam verificações de conformidade em tempo real, modelam estratégias de investimento e fornecem informações que ajudam as empresas a tomar decisões financeiras melhores. Robôs executam transações rotineiras e especialistas tomam decisões com base nos insights fornecidos. 

“Em todas as etapas, essa abordagem multifacetada garante que cada movimento financeiro seja otimizado para eficiência e impacto estratégico”, conclui Edgar.

 

Sobre a UiPath

A UiPath (NYSE: PATH) desenvolve tecnologia de IA que espelha a inteligência humana com sofisticação cada vez maior, transformando a forma como as empresas operam, inovam e competem entre si. A UiPath Platform™ acelera a mudança para uma nova era de automação agêntica - uma era em que agentes, robôs, pessoas e modelos se integram perfeitamente para gerar autonomia e tomada de decisões mais inteligentes. Com foco em segurança, precisão e resiliência, a UiPath tem o compromisso de moldar um mundo em que a IA aprimora o potencial humano e revoluciona diferentes setores de mercado. Para obter mais informações, acesse www.uipath.com


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]


Notícias Relacionadas »