O bombástico "O efeito Casa Branca" na abertura da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema

cerimônia de abertura, em 28/05, é exclusiva para convidados

KARINA MANCINI
20/05/2025 14h46 - Atualizado há 2 meses

O bombástico "O efeito Casa Branca" na abertura da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema
Divulgação
Há três décadas, o mundo estava pronto para deter o aquecimento global – mas uma batalha política no governo do presidente George H. W. Bush (1988-1992) mudou o curso da história. 

É o que revela, com enredo repleto de intrigas na Casa Branca e arrogância política, o longa-metragem “O Efeito Casa Branca”, produção norte-americana dirigida pela dupla Bonni Cohen e Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos que é atração da cerimônia de abertura da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema. 


O evento acontece na quarta-feira, 28 de maio, às 19h30, no Reserva Cultural, em São Paulo, com condução da jornalista e apresentadora Adriana Couto. 

A sessão é exclusiva para convidados – “O Efeito Casa Branca” ganha projeção aberta ao público em 4/06, às 18h20, no Reserva Cultural, com entrada franca.

Considerado como bombástico pela crítica, o enredo de “O Efeito Casa Branca” (“The White House Effect”, 2024, 96 min) destaca o chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o ambientalista William Reilly, que se vê em desacordo com o maquiavélico chefe de gabinete de George H.W. Bush, John Sununu.

O filme tem causado impacto nos mais importantes festivais internacionais de documentários, como o IDFA-Amsterdã, CPH:DOX (Copenhague) e DOC NYC (Nova York), entre outros eventos. Exibido no Festival do Rio, a obra é inédita em São Paulo. 

O filme integra o Panorama Internacional Contemporâneo da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, participando do eixo Economia & Emergência Climática. 

O codiretor Pedro Kos, nascido no Rio de Janeiro e radicado nos Estados Unidos, foi montador do longa “Lixo Extraordinário” (2010), dirigido por Lucy Walker e pelos brasileiros Karen Harley e João Jardim, indicado ao Oscar de Melhor Documentário e premiado no Festival de Berlim. Também codirigiu com Jon Shenk a produção original da Netflix “Onde Eu Moro” (2021), indicada ao Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem. Seu trabalho mais recente como diretor é o longa ficcional “No Nosso Sangue” (2024).

A 14ª Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do ProAC - ICMS. Ela tem patrocínio da White Martins, Itaú e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Tem apoio institucional da Embaixada da França, do Institut Français, da Aliança Francesa São Paulo, do FIFE - Festival Internacional de Cinema de Educação, do Goethe-Institut São Paulo, da Associação Paulista de Cineastas - Apaci, do Fórum dos Festivais e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura.


serviço
14ª Mostra Ecofalante de Cinema
www.ecofalante.org.br 
de 29 de maio a 11 de junho de 2025
entrada franca

locais
Reserva Cultural (sala 2 e sala 3) - avenida Paulista 900, Bela Vista - São Paulo
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo) - rua Vergueiro 1000, Liberdade - São Paulo
Cine Satyros Bijou - Praça Franklin Roosevelt 172, Consolação - São Paulo
e mais 45 espaços culturais e educacionais, como Fábricas de Cultura, Casas de Cultura, unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e universidades e instituições de ensino superior

evento viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do ProAc ICMS

patrocínio: White Martins, Itaú e da Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
produção: Doc & Outras Coisas
coprodução: Química Cultural
apoio institucional: Fórum dos Festivais, Embaixada da França, Institut Français, Aliança Francesa São Paulo, FIFE - Festival Internacional de Cinema de Educação, Associação Paulista de Cineastas - Apaci, Goethe-Institut São Paulo e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima 
parcerias educacionais: Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo, Senac São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Ânima Educação, Rede Kino, Fronteiras Cruzadas, Faculdade Cásper Líbero, Reconectta (Reconectta e Escolas pelo Clima), Movimento Circular, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Centro Paula Souza e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
parcerias de comunicação: Academia Internacional de Cinema, Engajamundo, GreenMe, Instituto Socioambiental - ISA, Le Monde Diplomatique Brasil, Observatorio do Clima, Revista Piauí, Associação dos Produtores Independentes do Audiovisual Brasileiro, O Eco, Verdes Marias, Greenpeace e Uma Gota no Oceano
realização: Ecofalante, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, e Ministério da Cultura

redes sociais
www.instagram.com/mostraecofalante 
www.facebook.com/mostraecofalante 
www.twitter.com/mostraeco 
www.youtube.com/mostraecofalante 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
redacao@atticomunicacao.com.br


Notícias Relacionadas »