Dupla de Minas Gerais vai representar o Brasil no Torneio Principal do Futures de Qingdao, na China

CAROLINA NOGUEIRA
16/05/2025 15h49 - Atualizado há 11 horas

Dupla de Minas Gerais vai representar o Brasil no Torneio Principal do Futures de Qingdao, na China
Divulgação
A trajetória da dupla Emanuelly Pereira e Quemile Souza segue ganhando novos e importantes capítulos. As atletas brasileiras conquistaram a classificação direta para o Torneio Principal do Futures de Qingdao, na China, que faz parte do circuito mundial de vôlei de praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), edição 2025. Com o feito, elas alcançam o ranking 9 da competição, consolidando-se como uma das grandes promessas da modalidade.

A classificação representa um marco inédito na carreira da dupla, que participa pela primeira vez de uma competição fora do Brasil. Elas já entram no torneio como uma das 16 equipes diretamente classificadas para a fase principal, sem precisar disputar o qualifying — etapa preliminar que reúne outras 12 duplas brigando por apenas quatro vagas.


A evolução da dupla é resultado de um trabalho consistente e cheio de superações, como relembra o técnico Giuliano Sucupira. “Em primeiro lugar é compreender que o circuito mundial é muito difícil de conseguir entrar e a gente já vem há um tempo batalhando. Conseguimos entrar em Maricá, no ano passado aqui no Brasil, saímos da lista de reserva, fomos para o torneio Qualifying, chegamos ao pódio em terceiro lugar, e isso, graças aos resultados do Campeonato Brasileiro, colocou a gente na frente de algumas equipes que também pleiteavam a vaga. Com o time evoluindo, investindo, trabalhando duro, resolvemos nos inscrever em duas etapas do circuito mundial na China”, conta o treinador.

Giuliano destaca ainda que disputar o torneio Futures é parte essencial da estratégia para alçar voos maiores. “Estamos disputando o Futures, que, embora represente uma pontuação um pouco mais baixa, nos ajudará a pontuar para conseguir jogar o Challenge e o Elite no futuro, visando as olimpíadas em 2028, sempre com o apoio do projeto Viva o Esporte. Fomos agraciados com essa vaga no torneio principal para a etapa de Qingdao na China. Vamos jogar duas etapas e, nessa primeira, já estamos garantidos no torneio principal. Agora é buscar a medalha pra Betim e pro Brasil.”

A emoção e o entusiasmo também são sentidos por Quemile, que celebra com orgulho a conquista. “Estou muito feliz, é uma conquista muito importante para o nosso time. Será nossa primeira vez disputando um mundial fora do país. Minhas expectativas são as melhores e, sem dúvidas, vamos lutar para trazer bons resultados e medalhas para o projeto Viva o Esporte e para o nosso país.”, se emociona.

A dupla teve sua base no projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim. Para Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto, o momento é de imenso orgulho. “É emocionante ver como o investimento em esporte e inclusão social pode transformar vidas. Manu e Quemile são o reflexo do que acreditamos no Ramacrisna, que com oportunidade, estrutura e dedicação, é possível sonhar alto. Ver atletas que começaram conosco ganhando destaque no cenário esportivo internacional nos enche de orgulho e reforça a importância de políticas públicas voltadas para o esporte e juventude.”, celebra.

Agora, com o foco total no desempenho em Qingdao, a equipe segue treinando intensamente. Giuliano reforça que o objetivo é claro.  “A gente sabe o tamanho do desafio, mas estamos aqui pra isso. Queremos conquistar pontos importantes e seguir firmes no objetivo maior: colocar a dupla entre as melhores do mundo e, quem sabe, garantir uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028.”, finaliza Giuliano.

Sobre o Viva o Esporte
O Projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, promove o acesso gratuito a atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer para diversas comunidades da cidade. A iniciativa atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com e sem deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida.
Em 2024, o projeto alcançou 5.866 participantes, totalizando 70.991 atendimentos em atividades esportivas – um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Com essa expansão, o Viva o Esporte reafirma seu papel essencial na promoção da saúde, bem-estar e cidadania para a população de Betim.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NOGUEIRA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »